Em declaração nesta quarta-feira, 16, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que realizou a consulta para saber se possui dinheiro esquecido em bancos, do Banco Central (BC). Apesar da fala, o presidente não informou se encontrou alguma quantia a ser resgatada.
Leia mais: Veja quando sai o saque do ‘dinheiro esquecido’ do Banco Central
“Temos R$ 8 bilhões nos bancos que ninguém sabe se as pessoas estão vivas ou não, se elas existem ou não. Ele fez o programa. Você pode consultar. Eu já consultei aqui. É o CPF e a data de nascimento, e vê se tem dinheiro em conta inativa sua”, disse Bolsonaro.
Valores a Receber
Os cidadãos já podem saber se possuem valores a receber por meio do site Valores a Receber. Para a consulta, é necessário informar o CPF e a data de nascimento, no caso de pessoa física, e o CNPJ e data de abertura da empresa, em se tratando de pessoa jurídica.
Caso tenha valores disponíveis para resgate, no momento da consulta, o sistema informa a data de verificação, bem como o prazo para solicitar o resgate do dinheiro. O cronograma de repasse será estabelecido conforme o ano de nascimento da pessoa ou criação da empresa. Já o período de agendamento para consulta do valor e resgate começa a parir de 7 de março.
Lembrando que um dos requisitos para solicitar o saque é ter cadastro ativo no sistema Gov.br – plataforma do governo federal que reúne centenas de serviços pela internet. Além disso, o cliente deverá informar uma chave Pix da sua conta bancária para sacar o dinheiro. Caso não tenha, ele deverá informar os dados de contato para que seja feito um novo meio de pagamento.
Para saber o passo o a passo da consulta, assim como criar uma conta Gov.br, acesse aqui.