O Caju é o fruto do cajueiro, uma árvore nativa comumente encontrada no litoral brasileiro. Seu nome significa “noz que se produz”, sendo originário do tupi. E por muito tempo fez parte da alimentação indígena.
Veja também: Benefícios do chá de hortelã: conheça os efeitos curativos da erva medicinal
O caju é um alimento muito usado na preparação de suco e possui grande popularidade por causa de sua amêndoa, a castanha de caju. Mas além do suco, existem diversas maneiras de ser usado na culinária, como no preparo de compotas de doces, sorvetes, aguardentes, licores e em receitas salgadas.
Nutrientes encontrados no caju
No caju encontramos boas quantidades de vitaminas C, vale dizer, que possui cerca de 5 vezes mais do que a laranja.
Também é fonte de sais minerais, como zinco e ferro, cálcio, fósforo e tem fibras que são excelentes para a saúde do intestino. Já a sua castanha fornece vitamina E, ômega 3, selênio e triptofano. Confira mais os benefícios à saúde.
Benefícios do caju para saúde
Fortalecimento do sistema imunológico, sangue e ossos
Como já dissemos anteriormente, o caju tem 5 vezes mais vitamina C que a laranja, isso significa um reforço extra para o organismo, além de possuir zinco.
O zinco tem papel importante para formação fetal, sendo indicado seu consumo durante a gestação. Outro benefício é que também ajuda a manter distantes gripes e resfriados.
Reduz riscos de doenças cardiovasculares
De acordo com estudos, a fruta tem poder de reduzir níveis de triglicerídeos, que aumentam os riscos de problemas cardíacos.
É um importante alimento antioxidante que contribui ainda mais para a saúde do coração. Possui ômega 3, que diminui o risco de inflamações e doenças cardiovasculares.
Previne o câncer
A presença de flavonoides no caju faz com que desempenhe ação anti-inflamatória, antimicrobiana, antitumoral entre outras. Além de ser antioxidante e anti-inflamatório, ajuda o organismo a inibir a proliferação de tumores como câncer de mama entre outros.
Pele e cabelo mais brilhosos e sedosos
A eficiência no combate aos radicais livres ajuda a dar mais vida e beleza a pele e cabelo. Devido à presença de cobre, um mineral que transforma a tirosina em melanina. A melanina é responsável pela cor e viço da pele e cabelo.
Ação energética
Excelente para atletas, devido à presença de aminoácidos como BCAA, que potencializam a ação de transformar gordura em energia durante a prática de exercícios.
Combate sintomas de depressão
Outra contribuição do caju ao organismo é na redução de sintomas depressivos, graças à presença de triptofano que ajuda na síntese de serotonina, melatonina e niacina. Sem contar que ajuda a amenizar quadros de enxaqueca, devido ao selênio.