O Banco Central criou um sistema para permitir a consulta de R$ 8 bilhões “esquecidos” em instituições financeiras por mais de 28 milhões de pessoas. Cerca de 26 milhões de pessoas físicas (CPF) e 2 milhões de pessoas jurídicas (CNPJ) terão a oportunidade de resgatar algum valor.
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O montante tem origem de contas corrente e poupança encerradas com saldo, tarifas e cobranças indevidas, entre outras operações.
Além de verificar a existência do dinheiro, o consumidor também poderá solicitar seu resgate. O prazo para devolução após o pedido no site é de até 12 dias, mediante transferência via Pix.
Caso o banco não ofereça a opção de devolução via Pix, o cliente deverá entrar em contato direto com a instituição financeira. O Banco Central irá informar o e-mail e o telefone da empresa para facilitar o processo.
Sistemas de Valores a Receber
O novo sistema do BC funcionará por etapas. Nesta primeira fase, só é possível se informar sobre a existência ou não de valores a receber. A partir do dia 7 de março, o cliente também poderá verificar as quantias e solicitar a transferência.
Veja o passo a passo para sacar os recursos:
- Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
- Informe o CPF e data de nascimento (pessoa física) ou o CNPJ e a data de abertura da empresa (pessoa jurídica);
- Anote a data que será informada pelo sistema;
- No dia informado, entre novamente no site;
- Faça login pelo portal Gov.br;
- Consulte os valores e solicite a transferência via Pix.
No dia 2 de maio, o Banco Central vai autorizar a consulta do dinheiro referente a outras operações. Como trata-se de uma fase diferente do sistema, é importante realizar uma nova consulta.