Herdeiros podem consultar e retirar dinheiro esquecido de familiares

Banco Central afirma que será possível fazer a retirada em breve.



O Banco Central lançou um novo site para que os Valores a Receber sejam solicitados para saque. Esse novo sistema foi criado após o Registrato, antes utilizado, ter um problema por conta da quantidade de solicitações nas primeiras 24 horas de disponibilidade do serviço.

Saiba mais: Banco Central: Cronograma oficial para você receber seu dinheiro perdido

É importante destacar que tanto pessoas físicas como empresas podem ter valores a receber das instituições financeiras. Sendo assim, basta que se tenha as seguintes informações para fazer a consulta:

  • CPF ou CNPJ;
  • Data de nascimento da pessoa ou data de abertura da empresa.

Com isso, já é possível saber se há ou não valores esquecidos.

Como consultar o dinheiro de familiares falecidos esquecido no banco?

Existe uma possibilidade de devolução dos valores nestes casos, mas o Banco Central ainda não deu detalhes de como será o procedimento, tanto para a consulta dos valores como para o resgate do dinheiro de falecidos. Segundo informações, o BC vai disponibilizar em breve os passos para isso.

“Em breve o Banco Central irá divulgar os procedimentos para consulta de Valores a Receber por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado), nos casos em que o proprietário dos recursos não puder obter login Gov.br nível prata ou ouro”, informou o BC à imprensa.

É importante lembrar que tanto a consulta como a solicitação do resgate são feitas de forma exclusiva pelo site do Valores a Receber.

De acordo com o BC, cerca de R$ 8 bilhões estão disponíveis nas instituições financeiras para resgate. Na primeira fase, o Banco Central abriu consultas referentes à metade deste valor. Em 2 de maio, inicia uma nova fase de consultas.

O resgate será liberado a partir do dia 7 de março. Para os demais valores, o BC não informou datas. A devolução será preferencialmente por PIX.




Voltar ao topo

Deixe um comentário