scorecardresearch ghost pixel



O Pix é seguro? Entenda o que é o Pix e seus mecanismos de segurança

Criada pelo Banco Central, ferramenta promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro com pagamentos e transferências nas 24 horas e 7 dias da semana.



Muitas pessoas ainda questionam se o Pix é seguro ou não, inclusive essa é uma das razões de ainda não terem cadastrado a chave de acesso. Além disso, a ausência de uma educação financeira brasileira acarreta dificuldades na relação dos usuários com ferramentas bancárias.

Entretanto, novas soluções têm sido criadas para facilitar o acesso ao dinheiro e formas de pagamento. Com menos tempo e gastos com tarifas, você consegue fazer tudo do conforto de casa.

O que é Pix?

O Pix é o novo sistema de transferências e pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil (BC). Lançado em novembro de 2020, a ferramenta objetiva revolucionar o sistema financeiro com depósitos e transferências durante as 24 horas e sete dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

O recurso é similar aos antigos TEDs e DOCs, já ofertados pelas instituições financeiras. Porém, ele não veio substituir esses serviços, já que continuam sendo disponibilizados.

O diferencial do Pix é que o dinheiro cai na mesma hora e em qualquer data. Além disso, é gratuito para as pessoas físicas e, dependendo do banco, também para pessoas jurídicas.

O Pix é seguro?

Como já foi mencionado, movimentar dinheiro via Pix é equivalente a fazer um TED ou DOC. “O Pix conta com os mesmos protocolos de segurança do Sistema Financeiro Nacional que já usamos hoje, e que também servem para TEDs e DOCs”, disse o BC em nota.

Dessa forma, o sistema conta com autenticação e criptografia, além de dispor da segurança dos aplicativos bancários com exigência de senha, biometria e reconhecimento facial.

As chaves do Pix são seguras?

As chaves Pix são uma espécie de identidade para ter acesso às transações. Elas podem ser constituídas pelo endereço de e-mail, CPF/CNPJ, número de celular ou chave aleatória. Após cadastrá-la, não será mais necessário inserir todos os dados da conta bancária para realizar uma transferência, podendo concluir a transação de forma mais rápida e segura.

É preciso cuidado ao compartilhar sua chave Pix, assim como os demais dados bancários. Porém, ela ainda utiliza todas as camadas de segurança do aplicativo ou site do banco para concluir uma transferência.

Como conferir a chave Pix antes de confirmar a transação?

Por exemplo, se você adiciona o seu CPF como chave Pix, a pessoa só precisa inseri-lo na parte “destinatário” para concluir o processo, já que ele está vinculado a uma conta específica. Contudo, antes de confirmar será apresentado o nome completo e parte do CPF do destinatário para que seja finalizada a transferência, contemplando a pessoa certa.

De qualquer modo, o uso das chaves é opcional, ainda que reduzam as chances de erros. Isso porque, ao invés de preencher um monte de dados é necessário apenas digitar uma informação.

Existe um limite para transações via Pix?

Para minimizar os riscos, a princípio o BC determinou limites para transações via Pix distribuídos em fases. Confira:

Primeira etapa

Na etapa A, entre 3 de novembro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021, operações de mesma titularidade em dias úteis, das 6h às 20h, foram permitidas no limite proporcional a 50% do oferecido para TED do cliente do banco.

No caso de fins de semana e feriados, em igual horário, o limite permitido será o equivalente ao cartão de débito, não a metade. O mesmo vale para titularidades distintas.

Ainda, no caso de titularidades de diferentes, as transferências contarão com 50% do limite disponível para TED e em igual limite do cartão de débito para pagamentos via QR Code.

Segunda etapa

A etapa B, com início previsto para 1° de março de 2021, possibilitará transações com maiores quantias. Contudo, para pagamentos via QR Code e transferências para contas do mesmo titular, entre 6h às 20h, o limite é o mesmo do TED.

Já nas titularidades distintas, em igual horário, o limite será igual ao TED. E nos pagamentos QR Code, a regra permanece de igual limite do cartão de débito.

Transações Pix à noite ou durante a madrugada

Em ambas as etapas, seja qual for o dia da semana, inclusive em feriados, se a transação Pix for realizada no período da noite ou de madrugada, o limite será igual ao do cartão de débito. Isso vale para operações entre 20h e 6h da manhã.

Veja ainda: Como melhorar a vida financeira e alcançar metas?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário