Entre os dias 1º e 7 de maio o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) revisará os auxílios por incapacidade. Ao todo serão cerca de 11 mil comtemplados. Esse será o último lote a ser revisado e faz parte do pagamento do calendário do artigo 29, que foi firmado entre o INSS e o Ministério do Trabalho.
Leia ainda: 14º salário do INSS será liberado aos trabalhadores em 2022?
O total de beneficiários que receberão essa revisão chega a 10.941. Essas pessoas foram contempladas pelo benefício por incapacidade, antigo auxílio-doença, entre os anos 2002 e 2009. Contudo, nesse período o INSS desconsiderou as 20% de menores contribuições para a Previdência Social na contagem da média salarial dos segurados.
Em 2012, o MPF e o INSS, firmaram um acordo que efetuava o fim do pagamento que era feito pelo governo da diferença a partir de 2013. Receberão em maio as pessoas que tinham 45 anos de idade em abril de 2012 e não recebiam mais o auxílio com erro, além de ter direitos atrasados de pelo menos R$ 6.000,01.
Para saber se você tem direito ao dinheiro extra do INSS, basta consultar o portal MEU INSS, ou o app que possui o mesmo nome, esse app está disponível na loja de aplicativos do seu celular para Android e iOS, você ainda tem a opção de fazer essa consulta ligando 135.
Para consultar você terá que seguir os seguintes passos:
- Informar o CPF e senha;
- Clicar em “Revisão de Benefício – artigo 29” na barra superior, em azul;
- Na próxima página, clicar em “Consultar Revisão de Benefício – Art. 29º”;
- Pronto! Você será informado se está incluído no lote ou não.