Candidatos com nível superior em Direito tem excelente oportunidade no concurso para promotor substituto do Ministério Público do Estado do Paraná (MPE-PR). Com inscrições encerradas no dia 25 de abril, o certame busca a contratação de novos 12 promotores para contratação imediata.
Sobre o MPE-PR
O Ministério Público por destinação constitucional defende aquilo que é inerente ao direito de todos os cidadãos, por isso muitos doutrinadores o chamam de “defensor do povo”. É uma Instituição independente que cuida da proteção das liberdades civis e democráticas, buscando com sua ação assegurar e efetivar os direitos individuais e sociais indisponíveis, como sua missão constitucional (v. art. 127, da Constituição Federal).
Seus membros são chamados de Promotores de Justiça (atuação no primeiro grau de jurisdição) e Procuradores de Justiça (atuação no segundo grau de jurisdição), sendo ainda composto de servidores em funções de apoio. A chefia institucional cabe ao Procurador-Geral de Justiça, e a Administração Superior conta ainda com Subprocuradorias, de Assuntos Jurídicos, de Assuntos Administrativos e de Planejamento Institucional .
Cargos e remunerações
O concurso MPE-PR 2017 objetiva a contratação de 12 servidores de nível superior para o cargo de Promotor Substituto. A carreira tem como requisitos a formação superior em Direito, mínimo de três anos de atividade jurídica, nacionalidade brasileira e inexistência de registro de antecedentes criminais. O cargo tem direito à remuneração inicial de R$24.818,90
Concorrência do Concurso MPE-PR 2017
Ainda não foi divulgado o número de candidatos que se inscreveram para o Concurso MPE-PR 2017, porém, o último concurso para Promotor do MPE-PR, realizado em 2012, recebeu acima de 6 mil inscritos, disputando as nove vagas para promotor substituto. Portanto, apesar de um número pouco maior de oportunidades, espera-se um volume maior de candidatos.
Concurso MPE-PR 2018
O Concurso MPE-PR 2017 teve suas inscrições encerradas no dia 25 de abril de 2017, ofertando 12 vagas para a carreira de Promotor Substituto. Para concorrer, o candidato deverá ter concluído o Bacharelado em Direito, além de ter exercido por, pelo menos três anos, atividade jurídica.
Os candidatos serão selecionados em seis etapas: prova preambular, constituída por um caderno de questões objetivas; cinco provas escritas, divididas em grupos; exames de sanidade física e mental; sindicância; prova oral e prova de títulos. Serão abordados conteúdos referentes às diversas áreas do Direito, como Processual Penal, Constitucional e Civil. Todo o conteúdo programático e as fases constantes no cronograma estão disponíveis nos editais referentes ao concurso, acessíveis pelo link: https://goo.gl/Hky8OG.
O resultado final do concurso tem previsão de ser divulgado no dia 16 de novembro de 2017. O Concurso MPE-PR 2017 terá validade de dois anos a partir de sua homologação, período este prorrogável por mais dois.