Estimular a produção de leite materno: como amamentar mais e com qualidade

Entre a visão poética e as dificuldades que giram em torno do processo, não tem como negar os benefícios que o leite materno traz.



Recomendado como única fonte de alimentação, pelo menos, até o sexto mês de vida, o leite materno reduz o risco de infecções e aumenta a imunidade. Diversos estudos destacam os benefícios da amamentação na redução de riscos de doenças como câncer de mama e ovários , diabetes, hipertensão, osteoporose entre outras.

Veja também: Alimentos que devem ser evitados para acabar com problema de inchaço na barriga

Além disso,  amamentar contribui para uma recuperação pós-parto mais rápida, devido à liberação do hormônio da oxitocina, disponibilizado durante a amamentação. Esse hormônio permite com que o útero volte ao seu tamanho normal, além de diminuir sangramentos.

Para o bebê, o leite materno proporciona:

  • Mais intimidade com a mãe;
  • Reduz cólicas e ajuda a digestão;
  • Reduz doenças alérgicas; 
  • Ajuda na formação de arcada dentária saudável; 
  • Ajuda na prevenção de doenças contagiosas; e 
  • Contribui para o desenvolvimento da inteligência.

Tantos benefícios fazem do aleitamento materno um processo importante. Só que nem todas as mulheres conseguem realizar. E existem algumas que possuem dificuldades quanto  ao fluxo do leite.

Por essa razão, separamos algumas dicas para estimular a produção do leite materno, confira:

Como estimular a produção de leite: 6 dicas possíveis e necessárias de se realizar

Amamente em seguida após o parto

As primeiras horas de vida do bebê são momentos que está com a curiosidade à flor da pele, logo, colocando no peito, as chances de ele aceitar a amamentação são maiores.

Faça o aleitamento sempre que notar que o bebê está com fome

Quanto mais vezes ocorrer a amamentação, mais leite será produzido e, consequentemente, mais hormônios que atuam na produção de leite são liberados.

Alterne as mamas de tempo em tempo

Sempre ofereça as 2 mamas ao bebê, alternando de tempo em tempo. E não esqueça de respeitar o tempo de amamentação, caso haja interrupções antes da hora, pode fazer com que o organismo entenda ser o tempo certo de encerrar e que a quantidade que sobrou não é mais necessária.

Cuide da hidratação

O ideal é beber bastante água durante o dia para que a produção de leite seja estimulada. O recomendado é de 3 a 4 litros por dia.

Cuide da alimentação

A dieta da mãe que está amamentando, precisa ser equilibrada e muito saudável, para garantir os nutrientes necessários para o bebê. E certos alimentos contribuem, como alho, aveia, gengibre e alfafa.

Descanse e evite o estresse

No início é bastante difícil poder descansar, mas é necessário. Portanto, sempre que houver uma folguinha, aproveite para descansar, principalmente nos primeiros meses.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário