O site do governo federal reúne vários serviços que estão ainda mais disponíveis aos brasileiros. Mas, por uma questão de segurança, é essencial que os cidadãos validem mais informações até conseguirem chegar aos níveis ouro e prata, que são os mais confiáveis.
Leia mais: Receita Federal divulga calendário de restituição do Imposto de Renda 2022
É o caso da Central Virtual de Atendimento, da Receita Federal. A partir desta sexta-feira, 25, os níveis de segurança estão mais exigentes. Assim, para conseguir aproveitar o serviço, o usuário terá que conquistar os níveis mais criteriosos de validação dos documentos no portal do governo.
Níveis de segurança
O serviço da Receita Federal é o e-CAC. Com a atualização dos níveis de segurança, os usuários estão preocupados se vão conseguir se adequar para usar o serviço, principalmente os que ainda estão no nível bronze. Segundo a Receita Federal, essa alteração é parte das melhorias nos serviços digitais.
Assim, com os novos níveis, os usuários acessarão os serviços sem precisar do certificado digital. A ampliação se dará de forma gradual. A conta do gov.br tem o nível bronze, com serviços considerados menos sensíveis. Já na cor prata diz respeito aos serviços digitais. E a ouro é para qualquer serviço digital, ou seja, sem restrição.
Para subir de nível, as contas precisam de biometria facial da CNH, ou dados bancários, nos casos de cor prata. Já o nível ouro é formado pelas contas com biometria facial pela Justiça Eleitoral ou compatível com o ICP-Brasil.
Dessa forma, para melhorar o nível é só seguir as orientações dentro do próprio portal do governo federal.