scorecardresearch ghost pixel



Saiba como solicitar a 2ª via do CPF sem sair de casa

A solicitação da segunda via do documento pode ser feita pela internet, sem necessidade de pagamento de taxas e com fácil impressão.



Perder os documentos pessoais, como identidade e CPF, pode gerar diversos transtornos para o cidadão, desde o estresse ao notar a ausência do documento até a solicitação de uma nova via. O motivo que leva a solicitação de uma segunda via são vários, como roubos, furtos e até mesmo por acidentes e distração do cidadão.

Caso a perca da identidade ou do passaporte, os transtornos podem ser ainda maiores, visto que será necessário enfrentar filas e pagar taxas para solicitar um novo documento. Entretanto, no caso de perca de carteira de habilitação, o processo se torna um pouco mais simples.

Atualmente, é possível que o cidadão solicite a emissão da segunda via da carteira de motorista pela internet, sendo necessário apenas pagar uma taxa de emissão e aguardar o recebimento do documento em casa. Porém, ainda mais fácil que emitir a segunda via da CNH, é solicitar a emissão de uma nova via do CPF.

2ª via CPF: Como tirar?

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é o documento responsável por registrar todas as pessoas que residem no Brasil, independente de sua nacionalidade, seja ela brasileira ou estrangeira. Ao adquirir um CPF, o indivíduo receberá um cartão com o número da inscrição do seu CPF, com 11 dígitos ao todo.

Caso o indivíduo perca a primeira via do documento e precise solicitar a segunda, não será mais necessário comparecer a uma agência dos Correios para a solicitação de uma nova via. Agora esse serviço pode ser feito online, pode meio do site da Receita Federal.

Para isso, basta entrar no site, gerar um comprovante e imprimir em sua própria residência. Com isso feito, é necessário guardar o papel impresso e o apresentar sempre que for preciso demonstrar o CPF. Entretanto, há diferenças na solicitação para pessoas que declaram o Imposto de Renda (IR) e para quem não declara.

Segunda Via do CPF para quem não declara IR

1º Passo

Caso o cidadão não declare o Imposto de Renda, a solicitação da segunda via do CPF se torna ainda mais fácil. Assim, basta acessar o site da Receita Federal para solicitar um novo documento.

2º Passo

Posteriormente, é necessário que o indivíduo preencha os campos com as informações solicitadas. Assim, será preciso informar o número do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e, por fim, o número do título de eleitor. Após o preenchimento, basta clicar em “enviar”.

3º Passo

Em seguida, o comprovante aparecerá na tela do computador. Confira se os dados informados na segunda vida estão corretos e só assim realize a impressão do comprovante. Além disso, para imprimir o documento da melhor maneira, é necessário seguir as instruções dadas pelo site.

Veja também: Cartão Reforma: O que é, Como solicitar, Onde fazer, Cadastro, Inscrição.

Segunda Via do CPF para quem declara IR

1º Passo

Os cidadãos que declaram o imposto de renda devem emitir a segunda via do CPF por meio do centro online de atendimento da Receita Federal, o Portal eCAC. Entretanto, é necessário possuir um código para ter acesso ao portal, que pode ser gerado facilmente.

Para isso, basta acessar o site da Receita Federal, preencher com o número do CPF e inserir a data de nascimento. Complete o código de confirmação e clique em “avançar”.

2º Passo

Em seguida, será necessário informar os números referentes aos últimos recibos de entrega das duas últimas declarações do imposto de renda. Além disso, será necessário criar uma senha de acordo com as instruções e confirmar a senha escolhida. Após isso, clique em “gerar código”.

Entretanto, por motivos de segurança, os códigos gerados possuem uma validade de apenas 24 horas após sua criação. Desse modo, caso o cidadão necessite reimprimir esse comprovante após esse período, será necessário gerar um novo código de acesso.

3º Passo

Assim que o código for gerado, basta acessar o site do eCAC, informar o número do CPF e digitar o código de acesso gerado pela Receita Federal. Também será preciso informar a senha criada. Clique em “avançar”.

4º Passo

Em seguida, a tela inicial do eCAC será aberta. Logo após é preciso clicar em “cadastros” e em “comprovante de inscrição no CPF”.

5º Passo

Após a realização do 4º passo, o comprovante será gerado em alguns segundos. Dessa forma, basta imprimir a segunda via do documento para poder apresenta-lo quando solicitado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário