Cuidar da saúde existe esforço pautado em uma boa estratégia alimentar. Não tem jeito, é preciso consumir alimentos mais saudáveis se você quiser viver bem. Pessoas com predisposição ao diabetes precisam redobrar os cuidados para evitar a doença ao máximo.
Veja também: Chá de graviola cura o diabetes: entenda o que é mito e o que é verdade
Alona Pulde, especialista em longevidade e bem-estar, deu entrevista ao jornal The Sun e afirmou que o mais importante é buscar equilíbrio na alimentação.
Ela disse que ter dietas saborosas é importante, mas contar com refeições balanceadas é o melhor caminho para qualquer pessoa que queira evitar problemas de saúde. Por isso, ela deu algumas dicas de como substituir alguns alimentos e de como comer melhor.
1 – Faça lanches saudáveis ao longo do dia
A primeira dica é para fazer lanchinhos mais saudáveis diariamente. Neste caso, troque comidas gordurosas e cheias de sódio por alimentos mais leves e positivos. Você pode investir em iogurte natural com cereal sem açúcar, molhos como guacamole e homus. Patês de ervas, com iogurte natural e torradas integrais sem açúcar. Além disso, coma mais frutas para saciar o apetite.
2 – Adicione mais cereais integrais à dieta
“Escolha grãos integrais ricos em fibras em vez de grãos refinados desprovidos do nutriente. A fibra melhora os níveis de açúcar no sangue e diminui o risco de diabetes. Experimente arroz integral, pães integrais, massas de lentilha ou feijão e outros grãos como quinoa”, recomenda Pulde.
Esses alimentos têm grande potencial para ajudar na digestão, eliminação do colesterol e vários outros benefícios aparentes e comprovados pela ciência.
3 – Refrigerante não é boa ideia
Os tradicionais refrigerantes gaseificados estão longe de serem opções saudáveis para o corpo. O ideal é substituir esses líquidos por sucos, águas aromatizadas com frutas e chás. É possível acrescentar limão à água com gás, por exemplo, para obter um efeito parecido.
Uma lata de refrigerante, ou seja, 350 ml contém cerca de 10 colheres de açúcar. Imagine qual a quantidade de açúcar que você ingere ao longo do dia assim. Nem precisa dizer que esse é um dos piores hábitos alimentares que um diabético pode ter.