A pneumonia é uma inflamação que acomete os pulmões, especificamente, os bronquíolos que são pequenos tubos que transportam o ar dos brônquios para os alvéolos. E seu tratamento requer o uso de medicamentos antibióticos. Contudo, a alimentação pode auxiliar no combate dessa infecção.
Veja também: Descubra como desintoxicar o fígado depois de exagerar na gordura e no álcool
Como a alimentação pode beneficiar o tratamento da pneumonia?
O tratamento da pneumonia é um processo delicado, que precisa de medicações específicas, e ter uma dieta composta por nutrientes que ajudem a fortalecer o sistema imunológico. Tudo isso pode agilizar o processo de cura.
Vamos conhecer os alimentos que ajudam a tratar a pneumonia:
Acerola: seus compostos químicos são capazes de inibir a ação dos radicais livres durante a inflamação. Também possui vitamina C e flavonóides que exercem efeito antioxidante melhorando o sistema de defesa do organismo.
Brócolis: é um alimento rico em bioativos eficazes no combate de diversas doenças infecciosas. Possui clorofila, carotenoides, além de ser rico em micronutrientes e polifenóis. Também possui muitas vitaminas, como: A, E e K, e minerais.
Sardinha: auxiliar para amenizar o quadro de inflamação. É fonte riquíssima de Ômega 3, que atua como anti-inflamatório.
Açafrão: tem ação anti-inflamatória e fortalece a imunidade. Além de atuar como analgésico e antioxidante.
Alho: é um alimento bactericida natural, anti-inflamatório e com outras propriedades benéficas à saúde, sobretudo, no sistema de defesa do organismo.
Alimentos não indicados durante a pneumonia
Os alimentos não permitidos são aqueles que podem agravar o processo infeccioso. Alimentos como embutidos, industrializados, frituras e farinhas refinadas, portanto, não são recomendados.