scorecardresearch ghost pixel



Descubra como desintoxicar o fígado depois de exagerar na gordura e no álcool

O fígado é o órgão mais sobrecarregado quando os limites da dieta são colocados de lado e a pessoa exagera no álcool, doces e gorduras. Veja como retomar à rotina normal.



O Carnaval passou, mas os sintomas dos exageros no feriadão persistem e incluem dores de cabeça, cansaço e estômago embrulhado. São sinais de que o fígado precisa de um descanso e até mesmo uma ajudinha para se recompor. Por isso, é hora de aprender como desintoxicar o fígado para restabelecer a saúde.

Veja também: Flocos de aveia para o sistema digestivo: entenda os benefícios

Comidas gordurosas, doces, noites mal dormidas e excesso de bebida alcoólica podem sobrecarregar o órgão. Afinal, uma das principais funções do fígado está em filtrar as “coisas ruins” que ingerimos. Diante dos exageros, mesmo sendo tão resistente, o fígado pode precisar de uma mãozinha extra.

A importância do fígado para o organismo

De um modo bem simples, pode-se dizer que o fígado liga o sistema digestório à corrente sanguínea. Os nutrientes e os lipídios (gorduras) que ingerimos vão para o fígado, até mesmo as toxinas e substâncias prejudiciais.

Seu papel é central para o processamento da gordura excedente, a qual conta com a ação direta da bile. Por isso, quando exageramos ou somos acometidos por uma intoxicação alimentar, o corpo passa a produzir mais bile. O objetivo é fazer com que todos os elementos ruins sejam colocados para fora do corpo.

Como desintoxicar o fígado no pós-Carnaval

Primeiramente, vale ressaltar que o fígado consegue processar certas quantidades de açúcares, gorduras e álcool. Contudo, quando a quantidade é posta acima do normal, o fígado trabalha mais do que deveria e isso se reflete em sintomas pelo corpo.

Nessa hora, o ideal é dar uma ajudinha para desintoxicar o corpo e fazer com que o órgão trabalhe mais levemente. O primeiro passo, portanto, é tomar bastante água ao longo do dia e evitar, principalmente, os alimentos mais gordurosos e pesados. Claro que as bebidas alcoólicas têm que ficar de lado nesse momento também.

Faça uma dieta detox, baseada nos seguintes alimentos:

  • Frutas cítricas;
  • Gengibre;
  • Cereais integrais;
  • Berinjela;
  • Abacaxi;
  • Carnes magras, de preferência as brancas (principalmente as de frango);
  • Sucos naturais de frutas cítricas e vermelhas;
  • Melancia;
  • Melão.




Voltar ao topo

Deixe um comentário