Recupere o dinheiro esquecido: Confira as etapas para sacar a partir da próxima segunda

Calendário divulgado pelo banco Central mostra a data de consulta ao saldo e solicitação de resgate de valores a receber. Confira!



A partir da próxima segunda-feira, 7, o Banco Central (BC) dará início ao processo de saque do dinheiro “esquecido” em bancos. Pessoas físicas e jurídicas poderão consultar os saldos e também solicitar o resgate do montante por meio do Sistema Valores a Receber (SVR).

Leia mais: Revisão do FGTS aberta e resgate do dinheiro esquecido a partir do dia 7

Um calendário de pagamento do dinheiro esquecido já foi liberado. Ele mostra a data e o período para solicitar o resgate do saldo disponível, com datas agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou data de criação da empresa. Veja o cronograma completo abaixo:

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 7 a 11/3 12/3
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3 19/3
Após 1983 21 a 25/3 26/3

Caso o cidadão tenha algum saldo, será feito o agendamento da consulta ao valor e pedido de resgate.  Nesse caso, é importante conferir se foi para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h.

Se a pessoa esquecer de anotar a data e o período, é necessário uma nova consulta para obter essa mesma informação.

Passo a passo para sacar o dinheiro esquecido

Veja a seguir como resgatar o dinheiro esquecido em bancos:

Passo 1

  • Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
  • Em seguida, veja se há dinheiro a receber. Nessa etapa, o saldo ainda não está disponível;
  • Se a resposta por positiva, anote a data e o período para consulta do saldo e solicitação do resgate.

Passo 2

  • Faça login na Conta GOV.BR, que precisa estar nível prata ou ouro;
  • Aquele que ainda não possui a conta deve fazer o cadastro. Já no caso daqueles que possuem a conta, mas ela ainda é bronze, basta acessar o site ou aplicativo GOV.BR para elevar o nível para prata ou ouro.

Passo 3

  • Leia e aceite o Termo de Responsabilidade;
  • Depois, vá em “Consultar”. Nesta opção, será possível verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor, a origem do dinheiro a receber e demais informações adicionais, se este for o caso.

Passo 4

Clique na opção que o sistema indicar:

  • “Solicitar por aqui”, que permitirá à instituição devolver o valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis; ou
  • “Solicitar via instituição” que é quando a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis, sendo necessário entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar outras maneiras de devolução do valor.




Voltar ao topo

Deixe um comentário