scorecardresearch ghost pixel



Revisão do FGTS aberta e resgate do dinheiro esquecido a partir do dia 7

Saiba como consultar se você possui dinheiro a receber e quais as formas de resgate dos valores esquecidos no FGTS ou em bancos.



Trabalhadores já podem entrar com o pedido de revisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A ação busca corrigir monetariamente os saldos de contas desde 1999 até hoje. Além disso, milhões de brasileiros terão acesso ao resgate do dinheiro esquecido a partir da próxima segunda, 7. Descubra se você tem direito a essa grana extra!

Leia mais: Cotas do PIS/Pasep: saiba se você tem direito ao ‘dinheiro esquecido’

Revisão do FGTS

O saque do dinheiro depositado no fundo é feito em situações específicas, como em caso de demissão sem justa causa, doença grave, estado de calamidade, compra de imóvel, etc. Mas enquanto o resgate não acontece, o dinheiro fica parado e rendendo ao trabalhador.

Contudo, a Taxa Referencial (TR), usada para corrigir esse valor, já não oferece mais ganhos ao brasileiro, fazendo com que ele perca dinheiro no decorrer dos anos.

E a revisão do FGTS veio para tentar reverter essa forma de remunerar o saldo do fundo, na troca da TR por um índice que consiga acompanhar a inflação, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), por exemplo.

Aqueles que desejam entrar com o pedido de revisão do FGTS devem, primeiramente, fazer a simulação do valor que podem receber com a ação e se ele é vantajoso. O site para calcular é o LOIT FGTS.

A partir daí, o próprio trabalhador pode entrar com o pedido de revisão do fundo por meio dos Juizados Especiais Federais. Mas atenção, isso só é possível caso o valor de direito seja de, no máximo, 60 salários mínimos, cerca de R$ 72 mil. Caso contrário, é dica é buscar ajuda de um advogado especializado na área.

Resgate do dinheiro esquecido

Começa na próxima segunda-feira, ,7, o resgate do dinheiro esquecido do Banco Central (BC). Nessa primeira fase, a previsão é que as instituições liberem R$ 4 bilhões a cerca de 28 milhões de clientes, entre pessoas físicas e jurídicas.

O calendário de consulta aos valores e pedidos de resgate está disponível para verificação. Veja abaixo:

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 7 a 11/3 12/3
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3 19/3
Após 1983 21 a 25/3 26/3

Quem ainda não realizou a primeira consulta para saber se tem ou não recursos deixados para trás deve fazer o quanto antes, sem necessidade de esperar o dia 7. Basta acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br e informar o CPF ou CNPJ, além da data de nascimento ou de criação da empresa.

Aqueles que já confirmaram o recebimento de valores a receber devem cumprir as datas informadas na primeira consulta, além de ter uma conta GOV.BR nível prata ou ouro. Feito isso, confira aqui como consultar e resgatar o dinheiro esquecido.




Voltar ao topo

Deixe um comentário