Como todos que vivem no Brasil estão cientes, a economia não vai bem, e hoje em dia é cada vez mais difícil sobreviver no país com o quanto se ganha, isso é claro para quem tem emprego e ganha alguma coisa, já que existe um número gigantesco e alarmante de pessoas que não têm qualquer tipo de trabalho formal.
Veja também: IR 2022: veja como fica a situação de quem não declarar
Toda essa situação financeira complicada, somada à pandemia que vivemos e ao baixo índice de educação, levou à inadimplência de muitas pessoas em seus pagamentos.
Para se ter uma ideia, segundo o Serasa, existem mais de 62 milhões de pessoas no Brasil que estão com o nome sujo na praça, sendo que quase metade desse número, 30 milhões de pessoas, está em superendividamento, que é quando a pessoa nem ao menos consegue pagar um pouco por mês.
Porém, inadimplentes ou não, as pessoas precisam pagar suas contas e tentar arrumar um capital para tentar mudar de vida. Afinal, ou ela está com uma grande conta atrasada ou precisa de dinheiro para investir em algo que pode mudar a sua vida financeira. Mas o que fazer para conseguir isso? Felizmente o governo pode ajudar as pessoas a dar esse passo através do Caixa Tem.
A esse ponto, todo brasileiro já conhece o Caixa Tem, que, mais do que um aplicativo do governo que media benefícios, vai se tornar algo presente na vida de muitos brasileiros. Isso porque, em breve, será possível conseguir um empréstimo através dele. E o melhor: esse empréstimo poderá ser feito até mesmo por pessoas com o nome negativado.
O valor não é nada exorbitante, podendo chegar a apenas R$ 3 mil, mas sem sombra de dúvida é um valor que pode acabar sendo muito útil para a pessoa pagar alguma conta urgente, apagando assim um incêndio financeiro em sua vida, ou mesmo para investir, por exemplo, em seu próprio negócio e conseguir uma fonte de renda que, a longo prazo, vai ajudá-la a sair do vermelho.
Desde que foi anunciado, esse programa de crédito é esperado por várias pessoas no Brasil inteiro, afinal, muitos estão precisando. E, ainda segundo o governo, existem cerca de 20 milhões de pessoas que vão poder utilizar esse programa logo de cara.
Ainda não se sabe ao certo como vai ser a organização do uso desse programa, mas muitos acreditam que as pessoas terão períodos do ano para poder fazer o seu empréstimo, tal qual é feito para sacar benefícios. Dessa maneira, pessoas nascidas no mês X vão poder fazer seus empréstimo entre o dia X e o dia Y.
Tanto é que o governo já avisou que, em breve, vai liberar o calendário desse programa para que as pessoas possam se planejar. E, embora ainda não tenhamos o calendário, sabemos que ele vai ser liberado ainda este ano. Então fiquem atentos às novidades.