scorecardresearch ghost pixel



Dá para receber o Auxílio Brasil sem estar no CadÚnico? Veja o que diz o governo

Veja se dá para receber auxílio Brasil sem o CadÚnico.



O quinto pagamento do Auxílio Brasil está há alguns dias de acontecer e, com isso, foi divulgado o calendário oficial com as datas para recebimento em 2022. Assim, podemos saber que neste mês de março os pagamentos serão realizados entre os dias 18 e 31, conforme dito pelo Ministério da Cidadania até o momento.

Leia mais: Saiu! Veja o calendário do Auxílio Brasil, PIS/PASEP, INSS e Vale-Gás de março

Uma das dúvidas mais recorrentes em redes sociais é se “dá para receber o auxilio Brasil sem estar cadastrado no CadÚnico?”. A resposta é bem simples: não. E de acordo com o Ministério da Cidadania, não tem nenhuma possibilidade do auxílio ser pago para pessoas que não estejam cadastradas na base de dados do governo.

O primeiro passo é se cadastrar no CadÚnico para receber o auxílio, porém, estar nesta lista não significa ter garantia do recebimento do auxílio. Tenha em mente que o CadÚnico é como se fosse uma inscrição.

Funciona assim, quem está cadastrado lá terá uma chance de ser contemplado com uma vaga para o recebimento do auxílio, e quem não está cadastrado não tem nenhuma chance dessa contemplação, fica esse alerta do próprio Ministério da Cidadania.

Existem inúmeras mensagens recebidas diariamente de brasileiros relatando que estão desempregados, com vários filhos e ainda assim não recebem nenhum tipo de ajuda.

Porém, se você não está cadastrado no CadÚnico, não tem como o Governo Federal saber de sua situação e que precisa de um amparo para sua família, por isso a principal porta para ter acesso ao Auxílio Brasil é se cadastrar no CadÚnico e aguardar ser selecionado para o programa.

Vale-gás nacional, como funciona?

O vale gás funciona diferente, saiba que deve separar para não se confundir. Mas assim como no Auxílio Brasil, nesse programa também é preciso ter um pré-requisito para receber tal benefício, que é estar inscrito no Cadastro Único, para receber os pagamentos.

Mas no programa vale-gás existem algumas exceções. Esse projeto precisa atender também pessoas que estão no Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), portanto, trata-se de um programa que atende indivíduos idosos com mais de 65 anos de idade, entre outros indivíduos.

As pessoas que estão cadastradas no BPC têm direito ao vale-gás sem estarem inscritas no CadÚnico, segundo o Ministério da Cidadania. E essa é uma exceção que não encontra-se para os pagamentos do Auxílio Brasil. Não até o momento.

Saiba mais sobre o Auxílio Brasil

Os pagamentos começaram a ser feitos pelo Governo Federal para o seu novo Bolsa Família no final do último mês de outubro. No momento em questão, só poderiam receber o benefício aqueles que estavam cadastrados no antigo programa social e isso acabou tendo diversas críticas dos brasileiros que não estavam naquele programa em questão.

De acordo com o Ministério da Cidadania, isso já vem mudando desde o começo deste ano de 2022. A pasta afirma que entre janeiro e agora, cerca de 3,5 milhões de cidadãos brasileiros entraram para a lista de pagamentos do programa social. Isso é o que se sabe até o presente momento. A tendência é aumentar essa lista nos próximos meses.




Voltar ao topo

Deixe um comentário