A nova fase de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está próxima. Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, aproximadamente 40 milhões de trabalhadores com saldo no fundo terão a oportunidade de resgatar quantias entre R$ 500 e R$ 1 mil.
Leia mais: Aprenda como usar seu FGTS por questões de saúde
A medida tem o intuito de injetar recursos na economia e socorrer financeiramente as pessoas que estão precisando de dinheiro rápido para quitar uma dívida em atraso. Isso permitirá uma melhoria na situação de quem está inadimplente, mas possui dinheiro parado no FGTS.
“Há várias iniciativas que podemos ter até o fim do ano que devem ajudar a economia a crescer. Podemos mobilizar recursos do FGTS também, porque são fundos privados”, declarou o ministro.
FGTS para o pagamento de dívidas
Em declaração sobre o novo saque do FGTS, o ministro Paulo Guedes ressaltou que os recursos são do próprio trabalhador. Sendo assim, a única exigência para os saques seria ter dinheiro disponível em conta vinculada. Só ficarão de fora das liberações quem não possuir quantias disponíveis no fundo.
A previsão é de que o novo saque do FGTS seja liberado assim que a Medida Provisória for assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). E para acelerar os repasses ao trabalhador, a Caixa Econômica Federal será o banco encarregado pelos pagamentos.
Interessados em adiantar o novo saque podem consultar o saldo do fundo por meio do aplicativo FGTS, disponível para download em celulares Android e iOS.