A emissão da nova carteira de identidade ou RG Digital será obrigatória e deverá ser feita em breve. Isso porque o novo documento nacional será unificado para conter todos os dados do cidadão. Além disso, ele trará mudanças significativas em relação à segurança das informações de cada pessoa.
Leia mais: Auxílio Emergencial: brasileiros têm dinheiro “esquecido” do benefício
Uma das novidades é que o RG Digital terá o CPF como cadastro único. Com isso, o cidadão poderá usá-lo como número em certidões – nascimento, casamento e óbito – no uso do INSS (NIT), carteira de motorista (CNH), carteira de trabalho, dentro outras formas de identificação.
Para garantir a autenticidade do documento, será feita a confirmação por meio de QR Code, com operação mesmo no âmbito offline. A validação eletrônica do documento de identidade reduzirá os índices de golpes, fraudes e falsificações de documentos por estelionatários e golpistas.
Lista de documentos que poderão ser unificados
Confira a seguir a lista de documentos que vão integrar o novo RG Digital:
- Carteira de Motorista;
- CPF;
- Título de Eleitor;
- Carteira de Trabalho;
- Certificado Militar;
- PIS/Pasep;
- Cartão Nacional de Saúde.
Quando devo solicitar o novo RG Digital?
Depois que passou a vigorar a nova regulamentação, no dia 1º de março de 2022, os órgãos e entidades terão o prazo de 12 meses para se adequarem aos sistemas e procedimentos do RG Digital. A data final estipulada pelo governo foi o dia 6 de março de 2023.
Como tirar o RG Digital?
O documento poderá ser emitido pelo cidadãos que já fizeram o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou nos demais institutos de identificação. Neste caso, a nova carteira de identidade digital só será oferecida às pessoas que tiverem suas impressões digitais coletadas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).
Em seguida, será preciso instalar o aplicativo Documento Nacional de Identidade (DNI), no qual o cidadão preencherá um pré-cadastro contendo informações pessoais, como CPF, nome, filiação, data de nascimento, endereço de e-mail, número de telefone e senha de acesso.
Feito isso, basta selecionar o tipo de atendimento, se físico ou virtual. A entrega das carteiras acontecerá pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal.