Fuja do desperdício: 10 alimentos que NUNCA devem ir para a geladeira

Descubra a seguir uma lista com comidas de diversos tipos que devem ficar na despensa ao invés de irem para a geladeira.



Não importa se você mora com família, sozinho ou apenas com seu animalzinho de estimação. O desperdício de comida em todos esses cenários não tem justificativa. E uma das principais causas para esse problema está na forma errada de armazenar determinados tipos de alimentos.

Leia mais: Cuidado com esses alimentos que podem ‘roubar’ o cálcio dos seus ossos

Engana-se quem acredita que tudo deva ir parar na geladeira para aumentar a vida útil. Pelo contrário, certos itens precisam ficar longe de refrigeração e, consequentemente, da umidade, para ter o tempo de duração prolongado. Saiba mais abaixo!

10 alimentos que você deve manter longe da geladeira para que eles durem mais

Confira abaixo uma lista de itens que muita gente armazena de maneira errada na geladeira:

  1. Cebola: o alimento precisa de ventilação e ambiente seco, o que faz com que a umidade da geladeira diminua a sua durabilidade e o faça estragar mais rápido.
  2. Alho: outro que também precisa de ventilação para não estragar rápido. Além disso, armazená-lo na geladeira pode tirar um pouco do seu sabor e causar mofo.
  3. Pimenta: não importa se está aberto ou fechado, o fato que o vidrinho de pimenta deve ficar de fora da geladeira. Por geralmente conter vinagre e azeite na sua composição, o alimento pode durar um bom tempo mesmo sem refrigeração.
  4. Tomates: sem dúvida boa parte das pessoas leva o tomate à geladeira assim que ele deixa a sacola do mercado. A fruta (que não é um legume) pode se deteriorar mais rápido e perder sabor caso seja armazenada na geladeira.
  5. Mel: a refrigeração pode encurtar a durabilidade do mel, que passa a ficar grosso e cristalizado. Por se tratar de um alimento totalmente natural, ele não estraga.
  6. Óleo: se armazenados na geladeira, os óleos podem ficar espessos e turvos, acabando com a utilidade do produto. Apenas óleos de nozes precisam de refrigeração.
  7. Melão e melancia: antes de cortar as frutas, a dica é deixá-las longe da geladeira, mantendo-as em temperatura ambiente. Isso garantirá que os antioxidantes fiquem intactos. Apenas depois de cortadas que elas devem ir para a geladeira.
  8. Pão: este é mais um dos alimentos que não devem ir para a geladeira, pois a refrigeração faz com que eles ressequem mais rápido. A dica é consumi-lo o quanto antes ou então armazená-lo no congelador (a parte de cima da geladeira)
  9. Batata: tanto a doce como a amarelinha não devem ser coladas na geladeira em razão do amido, que se transforma em açúcar. O processo faz com que o alimento mude de sabor e cor, ficando bem diferente da textura original.
  10. Café: para se manter bem conservado, o café em pó deve ser guardado em recipientes que não possuem passagem de ar (herméticos) e dentro da despensa. Colocá-lo na geladeira provoca o efeito da condensação, afetando o sabor. Apenas o coador de café poder parar no eletrodoméstico.




Voltar ao topo

Deixe um comentário