A batata-doce faz parte do grupo de carboidratos complexos denominado amido, que tem a composição de 53% de carboidratos. Os carboidratos complexos são compostos de baixo índice glicêmico, ou seja, são substâncias que vão liberando o açúcar lentamente dentro da corrente sanguínea, evitando que a taxa de glicose suba de uma única vez.
Veja também: Suco detox de maçã com mamão promete eliminar os quilos extras
Por ser fonte de carboidrato, a batata-doce entrega bastante energia ao organismo e, juntamente com suas fibras, vitaminas do complexo B (B2, B3, B5, B6, B7, B9 E B12), vitamina A e C, além de seus minerais, cálcio, ferro, potássio e magnésio que atuam combatendo doenças cardíacas, diabetes entre diversas outras.
Percebe-se que a batata-doce fornece bastante nutrientes, sendo considerada um superalimento com baixo teor de gorduras. Possui antioxidantes naturais como betacaroteno e antocianimas, que atuam nas defesas das células do corpo prevenindo o envelhecimento precoce e bloqueando os danos dos radicais livres.
Tipos de batata-doce
Existe a batata-doce branca e batata-doce roxa, ambas fornecem à saúde boas quantidades de vitaminas, antioxidantes e minerais. A única diferença está na concentração dessas substâncias, pois na batata-doce roxa podemos encontrar um pouco mais de vitaminas, principalmente em sua casca.
Bem, agora que sabemos o quão nutritivo é esse alimento, podemos entender como ele age em benefício do organismo.
Benefícios da batata-doce
Entre os diversos benefícios que a batata-doce apresenta, podemos destacar:
- Prevenção de diabetes;
- Favorece o emagrecimento; e
- Atua na prevenção de doenças cardiovasculares.
Prevenção de diabetes
Como citado anteriormente, a batata-doce possui bastante fibras que torna a liberação de açúcar no sangue mais lenta, por isso é considerada um tubérculo de baixo índice glicêmico. Previne a diabetes, por evitar altos picos de glicose no sangue.
Favorece no emagrecimento
Podemos afirmar que a batata-doce ajuda quem deseja emagrecer, suas fibras causam saciedade por mais tempo, evitando que se coma exageradamente.
Atua na prevenção de doenças cardiovasculares
Por fim, um grande benefício está em não permitir o acúmulo de gordura nas artérias, devido às antocianinas. Além disso, ela ajuda a reduzir as taxas de colesterol ruim LDL na corrente sanguínea. O consumo regular de batata-doce pode reduzir riscos de infarto, Acidente Vascular Cerebral e aterosclerose.
Vale lembrar que para obter os benefícios descritos acima, é preciso ter hábitos saudáveis. Este texto tem objetivo estritamente informativo, dietas ou tratamentos devem seguir orientação de um médico ou nutricionista.