Ao contrário do que muitos pensam, a infertilidade não é um problema exclusivamente relacionado à mulher. Existem uma série de fatores que podem afetar o homem também. Muitos casais adotam uma série de cuidados e mudanças de estilo de vida para aguardar a tão sonhada gravidez.
Veja também: Dormir com a luz acesa pode estar afetando profundamente a sua saúde
No entanto, algumas vezes pode ocorrer da espera ser maior que a expectativa. E isso causa muita preocupação e dúvida, o casal começa a se perguntar, será que existe algum problema de saúde ou será que pode ser infertilidade?
Saiba que a estimativa é de que cerca de 10% a 15% dos futuros papais enfrentam alguma dificuldade para gerar um bebê durante o prazo de um ano de tentativas. E considerando uma possível causa de infertilidade pode acometer tanto o homem quanto a mulher.
Fatores relacionados à infertilidade
Existem diversas causas que impedem a fertilidade, que são descobertas após exames clínicos, podemos citar:
- Obstrução das tubas uterinas;
- Endometriose;
- Baixa qualidade do sêmen;
- Síndrome do ovário policístico; e
- Causas imunológicas.
Vale lembrar que a alimentação afeta também a qualidade de vida, podendo dificultar a gravidez.
Dados científicos sobre a infertilidade masculina
Foi descoberto através de um estudo publicado pela Nutrition and Health, que dietas ricas em proteínas reduz em 37% a testosterona no homem causando baixa qualidade do esperma. A baixa testosterona tem relação com doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e Alzheimer.
Os investigadores sugerem que os homens que consomem muita carne de frango e carne borrego estão propensos a ter infertilidade.
Outros fatores que prejudicam a fertilidade masculina
Além dos fatores destacados acima, existem outros fatores que estão relacionados à fertilidade, especialmente masculina.
- Dormir pouco ou ter distúrbio do sono;
- Prática de exercício físico em excesso;
- Tabagismo;
- Consumo elevado de álcool;
- Estar com sobrepeso ou peso inadequado; e
- Temperaturas elevadas na zona testicular.
Portanto, é importante ter atenção à qualidade de vida e mudar hábitos alimentares. E procurar um médico para realizar os exames para avaliar a saúde tanto masculina quanto feminina.