Aumento no valor da aposentadoria do INSS: revisão é direito dos segurados

A revisão da aposentadoria é um direito dos aposentados. Para fazer o pedido é obrigatório estar no prazo de solicitação.



A revisão da aposentadoria é um direito de todo segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em alguns casos que já passaram pela Justiça, os benefícios foram corrigidos em até 100%. Antes de tudo, o primeiro passo é ter a certeza de que existem erros no pagamento.

Leia mais: Auxílio de R$ 500 a R$ 5.000 é liberado em 2022; Veja as condições

O assunto ganhou ainda mais destaque por conta das discussões quanto à revisão da vida toda, que aguarda um novo julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Fato é que, independentemente disso, o aposentado pode pedir a revisão do benefício.

Revisão da aposentadoria

Para conferir se a aposentadoria precisa de revisão, a dica é contar com a ajuda de um profissional. Isso porque o pedido de revisão pode até mesmo reduzir o valor do benefício. É importante ter a certeza de que o reajuste será para cima antes de solicitar.

Se tiver certeza, o pedido de revisão pode ser feito diretamente ao INSS. Se o instituto se recusar, o próximo passo é procurar a Justiça. Outro detalhe é que os pedidos de revisão só podem ser feitos com até 10 anos do primeiro pagamento do benefício.

Ou seja, se a primeira parcela foi paga em 2013, o segurado só tem até o ano que vem para fazer o pedido de revisão da aposentadoria. Depois de feito, o INSS tem até 45 dias para dar uma resposta ao segurado sobre a análise do benefício.

Alguns erros dizem respeito ao tempo de contribuição ou até mesmo ao adicional de insalubridade. Por isso é importante reunir todos os documentos que comprovem o erro no cálculo. Por exemplo, comprovantes de pagamento e até uma cópia do Livro de Registro de Empregados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário