Airfryer é segura ou não? Entenda se existem riscos

Veja o que os médicos e especialistas acham sobre o preparo de alimentos dentro da air fryer. Será que ela é segura? Existem pessoas que apontam para os riscos do equipamento.



As fritadeiras elétricas a ar, conhecidas popularmente como airfryers, se disseminaram rapidamente entre a população. A promessa de praticidade, economia de gás e de frituras mais saudáveis atraiu a atenção dos consumidores.

O aparelho consegue deixar frituras bem sequinhas sem precisar usar óleo no preparo. Porém, muitas pessoas começaram a se perguntar se a airfryer é segura ou não. Alguns especialistas e médicos divergem de opiniões diante do tema.

Veja também: Lista: 3 bebidas perigosas para quem tem diabetes

Para entender melhor sobre a segurança e os possíveis riscos que a airfryer oferece, é preciso estar a par de alguns conceitos.

Primeiramente, lembre-se de que essa fritadeira trabalha com o aquecimento do ar. Ela faz com que todo esse ar quente gire dentro da fritadeira e ao redor dos alimentos. Isso permite que o processo de fritura seja reproduzido sem precisar utilizar óleo vegetal.

Quais são os benefícios de cozinhar com a airfryer?

A principal vantagem da fritadeira está na ausência de óleo. Isso permite que os preparos sejam menos agressivos à saúde, principalmente no que se refere ao sistema cardiovascular. Além disso, a comida se apresenta menos calórica e favorece a prática de dietas.

Outro ponto positivo está na praticidade que a airfryer oferece aos cozinheiros amadores de plantão. Afinal, ela consegue preparar carnes, legumes e até doces sem muitos desafios.

Airfryer é segura mesmo? Entenda os riscos

No geral sim, a airfryer é segura. No entanto, alguns alimentos preparados dentro dela podem oferecer pequenos riscos à saúde. A alta temperatura faz com que muitos nutrientes simplesmente desapareçam da comida, tornando-a pobre nutritivamente.

Ingredientes ricos em amido, como batatas e pães, também podem liberar uma substância chamada acrilamida. Quando ingerida em altas doses, esse composto produz efeito tóxico para o organismo humano. Por esse motivo, preparos que envolvam amidos devem ser moderados e, sempre que possível, evitados.

A dica para utilizar a airfryer de forma segura está em evitar sua potência máxima. Assim, a temperatura não fica tão alta e os alimentos se tornam ainda mais saudáveis.




Voltar ao topo

Deixe um comentário