O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT 5ª Região) já possui comissão interna formada para a realização de um novo certame. A expectativa era de que o edital fosse lançado no primeiro semestre de 2018. Entretanto, não ocorreu. O ultimo concurso, realizado em 2013, teve sua validade expirada em abril do mesmo. No entanto, decisões internas fizeram com que a seleção fosse adiada. Como não houve seleção em 2019, é esperado que ocorra em 2020.
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) autorizou o provimento de 40 vagas no tribunal. O preenchimento dos postos seria feito pela convocação de 30 remanescentes do cadastro de reserva e dez aprovados no próximo concurso. No entanto, o Conselho autorizou adiantar o provimento do total de vagas com remanescentes do concurso de 2013. Com isso, o TRT BA finalizou as nomeações em 30 de abril.
A partir do momento em que membros da comissão estiveram envolvidos neste processo, o futuro edital só entrará em pauta após a finalização de todos os trâmites. Somente assim, será verificada a necessidade de pedir autorização para novo provimento.
Como segue sem autorização do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para nomear novos servidores, o TRT5 não tem previsão de realização do certame. Em entrevista à Folha Dirigida, a assessoria de imprensa do órgão informou que qualquer procedimento sobre novo certame depende do CSJT. “Não temos previsão de concurso, pois o CSJT, por meio de ofício, já informou que não há previsão de autorização para provimento de cargos vagos”, informou a instituição.
Concurso TRT – BA 2020
Além da validade da última seleção já estar expirada, a comissão interna do próximo certame está instituída desde o mês de janeiro de 2018. Contudo, decisões administrativas do tribunal adiaram os trâmites da seleção, que tem 40 vagas autorizadas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). As expectativas, portanto, é de que o concurso TRT BA 2020 tenha edital publicado em breve.
Com a formação da comissão interna para organização do concurso público só reforçava a pretensão de lançar o edital. No entanto, não foram informados detalhes oficiais sobre quantitativo de vagas mas, as mesmas devem contemplar níveis médio e superior de escolaridade. A comissão deveria apresentar o projeto de contratação da banca organizadora em até 60 dias após sua constituição, ou seja, até o mês de março daquele ano.
Porém, o grupo trabalhou nas nomeações antecipadas sob autorização do CSJT, o que fez com que os andamentos do novo concurso fossem adiados. A expectativa é de que, caso autorizado, o novo certame contemple as mesmas vagas e especialidades do concurso passado.
Cargos e remunerações
Ainda não foi definido o quantitativo de vagas para o novo concurso TRT BA. No entanto, a expectativa é de que sejam ofertadas 432 vagas e já se sabe que as oportunidades serão para as carreiras de técnico e analista (administrativos e judiciários), exigindo níveis médio e superior de ensino, respectivamente.
A previsão é de que sejam contempladas as carreiras de Técnico Judiciário – Área Administrativa, Analista Judiciário – Áreas Judiciária, Execução de Mandados, Arquitetura, Biblioteconomia, Arquivologia, Enfermagem, Contabilidade, Engenharia, Fisioterapia, Estatística, Medicina do Trabalho, Psiquiatria, Psicologia, Odontologia, TI, Serviço Social e Administrativa.
As remunerações previstas para os cargos são de R$ 7.893,00 para técnico e R$ 11.921,00 para analista.
Ao analista cabe, dentre outras funções, executar atividades relativas a orientação, supervisão, coordenação e planejamento de cunho administrativo; elaboração de relatório, projetos e pareceres e trabalhos de natureza técnica. Já o técnico realiza funções de apoio, segurança ou informação, a depender a especialidade ocupada.
De acordo com informações publicadas pelo tribunal, em 2018, havia um total de 101 vagas no quadro de pessoal. Do total, 78 vagas eram destinadas às carreiras de técnico judiciário e 23 para analista judiciário.
Comece a estudar: Apostila – TÉCNICO JUDICIÁRIO – Tribunal Regional do Trabalho 5º Região / BA (TRT/5º Região)
Sobre o TRT 5ª Região
O Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região abrange todo o Estado da Bahia, possuindo, além da jurisdição da capital, unidades espalhadas por polos em cidades do interior.
Concurso TRT 5ª Região – 2013
O certame realizado pelo TRT BA em 2013 foi organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e selecionou 13 técnicos e analista para as diversas áreas. Os candidatos passaram por provas objetivas, compostas por 60 questões, e discursivas, aplicadas para todos os cargos, abordando disciplinas de conhecimentos básicos e específicos.
O certame teve a validade expirada em março de 2018, razão da urgência em lançar um novo concurso.
Provas TRT – BA 2013
Cargo/área/especialidade | Prova | Questões |
Analista Judiciário | Conhecimentos Gerais
Conhecimentos específicos Discursiva |
20
40 — |
Técnico Judiciário – Administrativa | Conhecimentos gerais
Conhecimentos específicos Discursiva |
30
30 — |
Técnico Judiciário – TI | Conhecimentos gerais
Conhecimentos específicos Discursiva |
30
30 — |
O detalhamento do conteúdo programático está disponível por meio do edital, que pode ser consultado clicando aqui.
Dicas para passar no concurso TRT – BA
Muito comum em concursos para tribunais, a Fundação Carlos Chagas (FCC) é tida como uma das bancas mais conservadoras, dona de estilo fechado de questionamento. Os candidatos a conhecem pela elaboração de provas com nível médio de dificuldade, tendo como consequência altas notas de corte.
Ao contrário do Cespe/Unb, a FCC não aplica o método de “uma errada anula uma certa”, o que possibilita que o candidato tente a “técnica do chute” quando não souber a resposta de determinada questão. Obviamente, ele deverá, antes, eliminar as alternativas com respostas impossíveis de serem consideradas, além de atentar-se à expressões definitivas, como “sempre” e “nunca”.
É importante que o concurseiro tenha cuidado ao controlar seu tempo de resposta, já que a banca é conhecida pelos seus enunciados longos e de leitura difícil, que podem tomar preciosos minutos de candidatos desconcentrados. Para que tenha uma noção do que o espera, a FCC apresenta o problema, contextualiza a situação e dá o comando da questão, dando a opção de resposta certa ou errada dentre cinco alternativas.
Porém, há outro modelo em prática, que é a pergunta direta ao candidato após a exposição o problema. Por mais que, na maioria das vezes, a banca peça a resposta correta, também existe grande frequência das solicitações das opções incorretas, portanto, cuidado com esse detalhe.
Dicas: por mais familiarizado que seja com Português e Informática, nunca deixe de reservar uma parte do dia para estudar a parte prática dos dois, principalmente atualizadas. E estude todo o edital, já o conteúdo todo costuma ser cobrado pela banca.
Inscrições concurso TRT BA
A previsão é de que o concurso TRT BA 2020 seja publicado em breve. Quando houver a concretização, as candidaturas deverão ser realizadas por meio do site da empresa organizadora. Os valores das inscrições irão variar de acordo com o cargo e nível da vaga. Além disso, há isenção de taxas para aqueles declarados com renda baixa.