Vários brasileiros se surpreenderam ao consultarem o Sistema Valores a Receber, do Banco Central. Essas pessoas descobriram que poderiam sacar dinheiro esquecido em alguma instituição financeira. Os prazos corridos podem ter confundido o cidadão, por isso, veja como fazer para sacar o dinheiro durante a repescagem.
Veja também: Saiba quando a pensão por morte do INSS pode ser cancelada
Veja o passo a passo de como sacar o dinheiro esquecido:
1° – A primeira coisa a ser feita é acessar o Sistema Valores a Receber do Banco Central. Faça isso no período que foi informado durante a primeira consulta. Caso contrário, basta repetir o procedimento e informar a data de nascimento e repetir o processo de consulta inicial.
2º – Faça o login com sua conta de nível prata ou ouro no portal Gov.br do governo federal. Lembre-se que as contas costumam ser criadas em nível bronze de segurança, mas é preciso mais do que isso. Instabilidades dentro do sistema podem ocorrer, por isso, faça todo o processo com antecedência. O nível prata ou ouro é uma das exigências para sacar o dinheiro esquecido em seu nome.
3º – Leia os termos e condições. Se estiver de acordo, aceite para continuar.
4º – Veja qual é o valor e onde está o dinheiro que você tem para receber. Os valores esquecidos eram informados sem o paradeiro na primeira etapa de consultas. Agora, já dá para saber em qual instituição o dinheiro encontra-se.
5º – Escolha uma entre as duas opções de saque:
– Solicitar por aqui: a devolução é feita por Pis em até 12 dias úteis depois de ser solicitada. Basta informar a chave do Pix e os dados a mais para obter o dinheiro esquecido.
– Solicitar via instituição: outra forma de sacar o dinheiro esquecido é entrando em contato com a instituição onde o valor está. O contato é feito por telefone ou e-mail, por meio do qual será combinada a devolução. Geralmente isso é feito por TED ou por DOC. Os dados da empresa são exibidos ao clicar sobre o nome dele na área de saque do dinheiro esquecido.