Neste ano, o prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR) vai até 29 de abril. Ou seja, os contribuintes têm só um mês para prestarem contas com o leão. O prazo tem que ser seguido para evitar pendências com a Receita Federal. Quem ainda não entregou a declaração tem que correr para não perder a data.
Leia mais: Vender moeda antiga dá dinheiro? Relatos apontam valores acima de R$ 6 mil
A expectativa da Receita Federal é receber mais de 34 milhões de declarações neste ano. Só que até agora, pouco mais de 8,4 milhões foram entregues.
29 de abril
A dica é nunca deixar para a última hora. A declaração vai até 29 de abril e, sabendo disso, muita gente deixa para os últimos minutos. O problema dessa prática é ter imprevistos. Por exemplo, quando o sistema fica fora do ar e impossibilita o envio. Por isso é bom evitar riscos.
Sem contar que a declaração feita de última hora aumenta as chances de o contribuinte cair na malha fina. É que muita gente acaba deixando de lado informações importantes. A multa para quem não declarar o Imposto de Renda até 29 de abril é de R$ 165,74. Isso apenas nos casos de quem não tem imposto a pagar. A situação é pior para quem tem. Já que a multa é de 1% sobre o imposto devido.
Nesse último mês, a dica é organizar o quanto antes toda a papelada. O principal deles é o informe de rendimentos. Os documentos precisam ser solicitados em cada instituição onde o contribuinte tem ganhos e despesas. Por exemplo, no trabalho, nas universidades e por aí vai.
Para declarar é preciso entrar no site da Receita Federal e baixar o programa. O serviço também está disponível no app “Meu Imposto de Renda”. A dica dos especialistas é a mesma de anos anteriores. Ao notar que está perto do fim do prazo da declaração, ou seja, em 29 de abril, a orientação é fazer a declaração e depois entrar com a retificação. E só então enviar novamente.