INSS: tudo que você precisa saber sobre as mudanças no empréstimo consignado em 2022

Veja em detalhes quem pode receber o INSS, e as mudanças no empréstimo consignado.



O Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido como INSS, é o responsável por realizar os pagamentos das aposentadorias e dos diversos outros benefícios fornecidos aos trabalhadores brasileiros, menos dos servidores públicos.

Veja também: Receita Federal: Prorrogada a entrega do Imposto de Renda 2022

Para ter acesso a esse benefício, no entanto, é necessário que o trabalhador pague uma contribuição mensal durante um determinado período de tempo ao INSS, a qual varia de acordo com cada aposentadoria.

Com o INSS, o trabalhador que já se aposentou ou se tornou pensionista do INSS e recebe o benefício em uma conta da Caixa Econômica Federal pode ainda ter diversos outros recursos associados a outras vantagens exclusivas.

O INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, que visa beneficiar os aposentados e os pensionistas, dá ainda a possibilidade de utilização do cartão para poder movimentar o dinheiro, possibilitando o saque parcial e o uso da função débito para as compras.

Além disso, a Caixa Econômica Federal atua como agente operador no pagamento de benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social, que é gerenciado pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Quem tem direito ao INSS?

Têm direito ao INSS todos aqueles que são segurados da previdência social, possuem idade superior a 16 anos e seus procuradores ou tutores legais.

Ademais, para receber o benefício é simples: basta se dirigir até uma agência ou a algum canal de atendimento da Caixa, portando documento com foto e o cartão magnético da Previdência Social.

As mudanças no empréstimo consignado

No último dia 28 de março, segunda-feira passada, o INSS implantou algumas mudanças relacionadas ao empréstimo consignado, que já estão valendo para os novos empréstimos.

De acordo com o Instituto, existem duas mudanças básicas, a primeira é a questão do aumento da margem de comprometimento, que foi de 35% para 40%, já a segunda é em relação à ampliação do público que pode solicitar esse pedido.

A alteração que trata da ampliação do público diz respeito à possibilidade de os cidadãos que fazem parte do BPC também poderem solicitar o benefício.

Algumas recomendações antes de fazer o empréstimo

O Banco Central, na última semana, lançou uma série de dicas para os cidadãos que estão considerando a possibilidade de pedir um empréstimo. De acordo com a instituição, é importante prestar atenção a elas antes da solicitação.

A primeira dica é não aceitar fazer pagamento adiantado antes de pedir o consignado. De acordo com o BC, pode se tratar de um golpe, e é preciso, assim, estar atento às mensagens que chegam do aplicativo.

A segunda dica dada pelo Banco Central é pesquisar e comparar as taxas de juros de cada um desses empréstimos. Assim, é válido também verificar se o banco ao qual você pediu o empréstimo está autorizado pelo BC a realizar a operação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário