scorecardresearch ghost pixel



Duas aposentadorias ao mesmo tempo é possível? Veja o que diz o INSS

É possível receber duas aposentadorias do INSS, desde que as contribuições sejam em regimes diferentes. Veja quais são as regras.



Se uma aposentadoria já é boa, imagina duas? Isso é possível, apesar de muitos não saberem que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode pagar dois benefícios de uma vez para o mesmo segurado. Apesar da possibilidade, é bom entender em quais casos o direito é garantido.

Leia mais: Dá para receber o Auxílio Brasil sem estar no CadÚnico? Veja o que diz o governo

Antes de tudo o INSS só paga duas aposentadorias se forem em regimes diferentes. Por exemplo, um professor que trabalha na rede pública e também na particular pode receber duas aposentadorias.

Duas aposentadorias

Então, você já sabe que sim. É possível receber duas aposentadorias ao mesmo tempo. Essa é uma grande alegria para profissionais de determinadas áreas, como educação e saúde. Assim, pode solicitar duas aposentadorias quem cumpre as regras do Regime Geral de Previdência Social e também do Regime Próprio de Previdência Social.

O mesmo vale para quem mora fora do Brasil e exerce alguma atividade remunerada. Assim, se a pessoa cumprir todos os requisitos padrões, ela pode se aposentar com o benefício no exterior e também aqui.

Mas vale lembrar que nesses casos um acordo previdenciário internacional pode fazer um somatório das contribuições dentro e fora e garantir somente uma aposentadoria.

Outro detalhe, segundo o INSS, é que a contribuição de trabalhos concomitantes não é calculada em dobro, e sim é resultado de um somatório entre elas. Por exemplo, se a pessoa tem carteira assinada e também trabalha como Microempreendedor Individual, o valor final vai ser o somatório dos recolhimentos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário