scorecardresearch ghost pixel



Analgésicos: 11 alimentos que diminuem dores no corpo

Existem alimentos naturais são capazes de reduzir dores musculares e melhorar a qualidade de vida, se consumidos com regularidade.



Provavelmente você já saiba que existem alimentos que agem como verdadeiros analgésicos naturais do corpo, diminuindo quadros de dores musculares e prevenindo inflamações. A ciência tem provado o quanto a dieta alimentar pode impactar em situações de sofrimento do organismo. 

Veja também: Como o chocolate ajuda no alívio de cólicas menstruais

Exemplos disso são os efeitos que as altas quantidades de gorduras vegetais e saturadas provocam no corpo, causando inflamações. Também não se pode esquecer de mencionar, o quanto o excesso de carboidratos refinados pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, gerando picos de glicemia.

Mas, embora certos alimentos possam prejudicar o bom funcionamento do organismo, outros têm o potencial de melhorar o quadro geral de saúde. Podemos citar os peixes, que em algumas espécies possuem bastante quantidades de gorduras, porém de boa qualidade, capazes de reduzir processos inflamatórios, ou alimentos compostos de grãos integrais que são boas fontes de energia.

Agora, vamos conhecer outros 11 alimentos que são benéficos à saúde e capazes de diminuir dores, devido aos seus efeitos analgésicos naturais.

11 alimentos que diminuem dores no corpo

Chocolate amargo: conforme um estudo realizado na Itália, pessoas que comem 30 gramas de chocolate amargo a cada 3 dias reduzem significativamente, quantidades de proteínas que desencadeiam processos inflamatórios, se comparado às pessoas que não comem o alimento.

Chocolate

Cebola e alho: suas propriedades anti-inflamatórias, além de seus compostos de enxofre, agem como estimulante no sistema imunológico.

Alho e cebola
Alho e cebola

Maçã: são ricas em quercetina que impede o efeito inflamatório, aliás, vale destacar, que boa parte das frutas e vegetais coloridos são ricos em propriedades químicas que amenizam as inflamações. 

Maçã

Azeite e óleo de oliva: conforme uma pesquisa feita na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, o azeite de oliva tem uma substância chamada oleocanthal, que é capaz de impedir as enzimas inflamatórias semelhantes ao Ibuprofeno.

Azeite

Amêndoas: por conter boas fontes de triptofano, um aminoácido capaz de baixar a sensibilidade à dor.

Amêndoas
Amêndoas

Abacaxi: tem efeito na redução de inflamações devido a presença de bromelina, uma enzima digestiva que atua sobre as proteínas. Estudos apontam a eficácia na redução de dores em pessoas com osteoartrite do joelho e artrite reumatoide. Há indícios que a fruta pode diminuir os inchaços em pessoas com síndrome do túnel do carpo.

Abacaxi

Brócolis: também possui capacidade de prevenir a artrite, graças a sua propriedade chamada de glutationa, que possui ação antioxidante natural.

Brócolis

Chá-preto: possui flavonoides que protegem contra danos nas células, ajudam a amenizar dores provocadas por artrite e previne inflamações.

Chá-preto

Frutas vermelhas: contêm antocianinas, um composto químico que combate inflamações.

suco antioxidante
Frutas Vermelhas

Uvas: ótima fonte de resveratrol, uma substância inibidora das enzimas inflamatórias. Tem efeito similar ao da aspirina, com a diferença de não irritar o estômago.

Uvas

Suco de Cranberry: excelente opção natural para tratamento de infecções na bexiga. De acordo com estudos, o suco pode criar uma barreira contra as bactérias invasoras da bexiga.

Suco de Cranberry
Suco de Cranberry




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário