Será que dirigir bem devagar é uma maneira boa para economizar combustível? Essa dúvida paira sobre a cabeça da maior parte dos motoristas no Brasil. Afinal, diante dos preços da gasolina e do etanol, vale qualquer estratégia que forneça um pouquinho a mais de economia. Por isso, saiba hoje qual é a velocidade que economiza mais combustível na hora de rodar com o carro.
Descubra! Qual é a velocidade que economiza mais combustível?
Antes de mais nada, saiba que andar mais rápido costuma gastar mais combustível. Isso é um fato inequívoco, já que quanto mais se exige do motor, mais gasolina ou etanol são injetados para gerar a potência necessária. No entanto, estabelecer uma velocidade que economiza mais combustível é um desafio bem grande.
Na verdade, infelizmente não existe uma velocidade estabelecida e unânime entre os especialistas para gastar menos. Cada veículo tem um tipo de motor e uma determinada potência diferente.
Por exemplo: um carro super esportivo pode andar bem mais rápido sem gastar mais se comparado com um popular 1.0 flex. Por isso, vamos manter uma base de parâmetro e encarar que estamos tratando sobre um carro popular brasileiro.
Para o carro popular 1.0: qual é a velocidade que economiza mais?
Diante do cenário exposto, pode-se chegar a uma velocidade média ideal para gastar menos combustível. De acordo com os especialistas, a rapidez com que se dirige não deve passar dos 70 km/l, mas não deve ser menor do que 40 km/h. Ou seja, andar em torno de 55km/h pode ser uma boa opção para a maioria dos motoristas que querem economizar mais.
Vale destacar que essa média diz respeito à rodagem em cidades e centros urbanos. Se o objetivo for economizar em estradas, a variação da velocidade fica entre 80 km/h e 100 km/h. Aliás, na cidade, a marcha mais econômica é a 4ª e na estrada é a 5ª – isso para carros que tenham até 5 marchas.