5 maneiras de evitar que as frutas escureçam rapidamente

Existem algumas táticas que funcionam bem para evitar que as frutas escureçam e prolonguem um pouco mais a sua vida útil.



Quando cortamos ou descascamos as frutas como a maçã, banana, abacaxi e laranja costumam escurecer rapidamente. Sabe por que esse processo ocorre?

Veja também: Conheça quais os alimentos que reduzem a absorção do cálcio

Esse escurecimento dos alimentos acontece por causa de sua exposição ao oxigênio. Quando se corta, fatia ou descasca alguns tipos de vegetais e frutas, ocorre a liberação de uma substância chamada PPO, que quando entra em contato com o ar faz com que os alimentos entrem rapidamente em um estágio de putrefação.

É importante frisar que esse processo não altera o sabor e os nutrientes disponíveis nos alimentos, mas certamente, desfaz o apetite de quem desejaria comê-lo.

Como evitar que as frutas escureçam rapidamente

A maioria das pessoas, para evitar que os alimentos escureçam, pingam gotas de limão na parte que ficou exposta ao ar, ou armazenam a fruta em sacos plásticos ou em plástico filme para evitar a oxidação. As duas maneiras são bem-sucedidas, pois tendem a estender a vida útil do alimento. Mas além dessas maneiras existem outras. Como veremos abaixo!

5 maneiras de evitar que as frutas escureçam rapidamente

Suco de limão puro: é uma tática que funciona bem, porque o limão possui uma substância chamada ácido ascórbico (vitamina C) que quando passada na parte exposta da fruta, primeiro vai ocorrer a oxidação da vitamina C, assim, a fruta terá alguns instantes de proteção contra a oxidação. Nessa hora, é o momento certo para armazenar a fruta ou em saco plástico bem vedado ou em papel alumínio longe da luz e dentro da geladeira.

Suco de abacaxi: uma alternativa que, assim como o suco de limão, ajuda a evitar o escurecimento da fruta. Também melhora o aspecto já escurecido, ou seja, revertendo o processo de oxidação.

Água mineral com gás: sem dúvida, uma alternativa que não altera o sabor das frutas. Basta colocar a fruta partida de molho por breves instantes na água com gás.

Ácido cítrico: ajuda a manter a coloração natural da fruta. Esse produto pode ser encontrado na forma purificada como um aditivo. A única ressalva é com relação ao seu sabor azedo. Para utilização é recomendado fazer a diluição em água antes de passar nas frutas.

Vinagre: também pode ajudar a manter as frutas na coloração natural.

Essas foram as dicas para manter as frutas em sua coloração natural, mas lembrando que as frutas assim que descascadas precisam ser imediatamente consumidas para ocorrer o melhor aproveitamento de seus nutrientes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário