Certamente você já deve ter ouvido que o apêndice não tem nenhuma função importante no corpo. Durante séculos, muitos pesquisadores não conseguiram afirmar com certeza qual é a função desse órgão, que muitas vezes só é lembrado quando está inflamado.
Veja também: Cacau faz bem para a saúde: entenda os benefícios desse alimento
Mas qual é a função do apêndice?
Em 2007, um grupo de pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, publicou uma pesquisa em que afirmava que a função do apêndice é produzir e servir de depósito de bactérias que colaboram no sistema digestivo. Também destacaram que o órgão é constituído por células linfóides capazes de produzir anticorpos benéficos ao sistema imunológico.
Outra pesquisa, realizada em 2017, examinou o apêndice humano comparando com mais de 533 espécies de mamíferos. Na tentativa de compreender a evolução desse órgão que séculos antes, de acordo com Charles Darwin, não possuía função nenhuma no corpo humano.
Conforme o estudo, o apêndice evoluiu cerca de 30 vezes ao longo de 80 milhões de anos de evolução nos mamíferos. A pesquisa concluiu que se o apêndice não servisse para alguma coisa, não teria razões para haver esse histórico de evolução. Portanto, se órgão sofreu alterações é porque assume algum papel no organismo.
O fato é que o apêndice é um órgão que levanta dúvidas e gera curiosidades, por essa razão é foco de diversos estudos que buscam ampliar o entendimento de suas funções.
O que é a apendicite?
A apendicite é o quadro de inflamação no apêndice. É ocasionada quando algum fragmento estranho obstrui a sua cavidade, provocando inchaço e inflamação em suas extremidades. Esse corpo estranho pode ser pequenos pedaços de fezes, um parasita ou resquícios de alimentos.
Segundo estimativas, a inflamação do apêndice vai acometer aproximadamente 0,25% da população de pessoas de todas as faixas etárias no Brasil.
A inflamação do apêndice ocorre de forma rápida e não dá sinais, não é considerada grave, mas a demora no atendimento e tratamento pode ser mortal.
Os principais sintomas são: dor abdominal, concentrada na região do umbigo ou no lado inferior direito do abdômen, inchaço e rigidez abdominal, dificuldade de mexer a perna, principalmente a direita e febre.
O diagnóstico é feito por exame de imagem, sendo confirmado a inflamação, é realizada uma cirurgia de emergência para retirada do órgão.