scorecardresearch ghost pixel



Cacau faz bem para a saúde: entenda os benefícios desse alimento

O cacau faz bem para a saúde, dentre seus benefícios estão a melhora do fluxo sanguíneo, baixa do colesterol e controle glicêmico.



Se você acredita que exagerou no consumo do chocolate durante o domingo de Páscoa ou quem sabe deixou de comer doces para não comprometer sua dieta, saiba que o princípio ativo do chocolate faz bem para saúde.

Veja também: 10 plantas frutíferas que você pode cultivar em vasos dentro de casa

Estamos falando do cacau, essa substância predominantemente encontrada na bacia hidrográfica do rio Amazonas. Vale destacar, que em seu estado natural, as sementes do cacau são de sabor amargo, mas seus ingredientes são usados para fabricação de manteiga de cacau, do licor de cacau e do chocolate.

Esse alimento é considerado funcional, pois produz muitos benefícios ao organismo. Por essa razão vamos apresentar alguns dos benefícios que esse fruto nos proporciona e entender que podemos consumi-lo em quantidades moderadas.

Cacau faz bem para a saúde: veja quais as suas contribuições para o organismo

O cacau é composto por gorduras de boa qualidade, flavonoides que agem como antioxidantes, possui ainda teobromina, cafeína, fibras, vitaminas e minerais.

Conforme um estudo publicado em 2016, a ingestão de cacau causou uma interferência positiva nos marcadores relacionados à saúde cardiovascular, como sensibilidade insulínica e no perfil lipídico. O então estudo verificou que os benefícios foram oriundos de quantidades ingeridas entre 116 até 2.210 miligramas diária através do chocolate.

Diversos outros estudos destacam a contribuição do cacau em diminuir taxas de colesterol, além de modular a ativação das plaquetas e, por essa razão, melhorar a saúde do coração. Ademais, o consumo regular de cacau ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e exerce uma ação poderosa na redução de processos inflamatórios e reduz a pressão arterial. 

De acordo com os pesquisadores, boa parte dos benefícios do cacau é por conta de seus flavonoides, que podem prolongar os anos de vida.  Portanto, o alimento pode ser adicionado na dieta, mas o cuidado deve ser em escolher opções saudáveis de chocolate e com menos adição de açúcar possível.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário