O PIS/Pasep é um dos principais benefícios para os trabalhadores, afinal, para muitas pessoas, o abono salarial é uma espécie de 14º salário. Assim, ao longo do ano, milhares de trabalhadores ainda terão três opções de saque do PIS/Pasep, duas delas referentes ao abono salarial e uma delas referente às cotas do fundo PIS/Pasep.
Veja também: Saque do PIS/Pasep de até R$ 1.212 continua nesta semana; veja os valores
PIS/Pasep ano base 2020
A primeira opção é o abono salarial PIS/Pasep ano-base 2020, que já foi liberado pelo governo. No entanto, mesmo tendo sido liberado, mais de 500 mil pessoas ainda não retiraram o benefício.
Assim, aqueles trabalhadores que ainda não sacaram o benefício do ano-base 2020 têm até 29 de dezembro para resgatar. Caso contrário, perderão o direito ao benefício.
Quem recebe o abono salarial de 2020?
Os trabalhadores que também atuaram com carteira assinada por pelo menos 30 dias e receberam em média até dois salários mínimos mensais têm direito ao abono salarial 2020. Se você não recebeu o abono esse ano e quer saber se tem direito, basta seguir as orientações abaixo:
Vamos lá, para saber se você está apto a receber o abono de PIS/Pasep, você precisará baixar ou atualizar o aplicativo digital da CTPS no seu celular. Feito isso, basta seguir estas instruções passo a passo:
- Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho no seu celular;
- Abra o aplicativo;
- Acesse sua conta com seu CPF e senha do gov.br ou cadastre sua senha;
- Busque por “Benefícios”;
- Depois, basta apenas clicar em “Abono Salarial”.
Abono salarial ano base 2019
O governo está liberando uma nova possibilidade de saque para trabalhadores que estiverem ativos em 2019, mas perderam o período de saque do bônus salarial.
Se você não recebeu o abono salarial do ano-base 2019 e quer saber se possui direito, basta verificar se você se enquadra nos requisitos abaixo:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2019;
- Ter recebido remuneração mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2019;
- Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2019.
Como fazer para receber o PIS/Pasep ano-base 2019?
O trabalhador que atenda aos requisitos listados pode se inscrever no órgão do Ministério do Trabalho e Previdência para receber, ou pelos seguintes canais:
- Central telefônica Alô Trabalhador nº 158;
- Através de um pedido por e-mail, pelo endereço uf@economia.gov.br, substituindo as letras “uf” pela sigla do estado em que reside;
- Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS).
Cotas do fundo PIS/Pasep
Se você trabalhou entre 1970 e 4 de outubro de 1988 e é trabalhador, funcionário público ou ex-militar tem direito a receber cotas do fundo PIS/Pasep.
Atualmente, cerca de 10 milhões de pessoas podem receber benefícios que somam mais de R$ 23 bilhões, mas o saque não foi feito. Se você ou um familiar esteve ativo entre esses períodos, e não retirou suas cotas, é muito provável que você tenha direito ao benefício.