O saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) começou no dia 20 de abril para milhões de trabalhadores de todo o país. De acordo com o calendário de liberação, o próximo lote de até R$ 1 mil será creditado no fim desta semana.
Leia mais: IPVA: Conheça os 30 carros que ficarão isentos do tributo em 2023
A Caixa Econômica Federal já realizou o depósito para os nascidos em janeiro, seguindo as datas estabelecidas pelo governo federal. Os próximos são os aniversariantes de fevereiro, que recebem no próximo sábado, 30 de abril.
Como funciona o saque extraordinário?
Cerca de 42 milhões de trabalhadores com saldo disponível nas contas do FGTS podem sacar até R$ 1 mil. A única exigência é não ter utilizado os recursos em operações de crédito com garantia, como antecipação do saque-aniversário.
O dinheiro é depositado em uma conta criada automaticamente no Caixa Tem. É só baixar o aplicativo para realizar pagamentos, transferências, compras com o cartão virtual e saques nos terminais de autoatendimento da Caixa ou agências lotéricas.
Para consultar o saldo disponível, o interessado pode acessar o site ou aplicativo FGTS, o site da Caixa, ou comparecer a uma agência do banco.
Calendário do saque extraordinário do FGTS
As datas de liberação dos recursos seguem a ordem do mês de aniversário dos trabalhadores. Confira o calendário completo:
- Nascidos em fevereiro: 30 de abril de 2022;
- Nascidos em março: 4 de maio de 2022;
- Nascidos em abril: 11 de maio de 2022;
- Nascidos em maio: 14 de maio de 2022;
- Nascidos em junho: 18 de maio de 2022;
- Nascidos em julho: 21 de maio de 2022;
- Nascidos em agosto: 25 de maio de 2022;
- Nascidos em setembro: 28 de maio de 2022;
- Nascidos em outubro: 1 de junho de 2022;
- Nascidos em novembro: 8 de junho de 2022;
- Nascidos em dezembro: 15 de junho de 2022.
Vale destacar que a participação na rodada de saques não é obrigatória. Quem preferir pode solicitar a devolução do crédito pelo aplicativo Caixa Tem, até o dia 10 de novembro. O prazo para retirar o dinheiro vai até 15 de dezembro.