Um estudo que foi feito pela Universidade de Buenos Aires, na Argentina, mostrou que quando o motorista coloca música para ouvir no carro, enquanto está dirigindo, interfere no modo em que o motorista dirige o carro.
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Isso pode fazer com que fique menos atento, ou seja, os pesquisadores tentam entender se a música no rádio do carro faz com que haja mudanças quando o motorista precisa tomar decisões, enquanto estiver dirigindo.
Para fazer esse teste, durante os estudos foi tocado diferentes tipos de músicas, porém, foi notado que, ao tocar um estilo em específico, houve a alteração em um parâmetro, o andamento.
Os pesquisadores notaram dois pontos individuais na hora de tomar uma decisão, são eles: velocidade e precisão.
No total, 32 participantes toparam fazer parte do teste e completaram várias atividades em silêncio, ouvindo música a 40 batimentos por minuto e também ouvindo a 190 BPM (batimentos por minuto).
Flight of the Bumblebee foi a música escolhida, um clássico do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov. Os pesquisadores reuniram mais de 100 mil decisões que foram tomadas de forma individual, com vários níveis de dificuldade.
Em uma dessas atividades, os participantes tinham que saber se uma nuvem estava se movendo para esquerda ou para direita, inclusive, uma atividade de conhecimentos gerais.
Também houve uma de categorização lexical (os participantes tinham que saber se era ou não palavras).
Com isso, os pesquisadores da Universidade de Buenos Aires chegaram a conclusão de que quando tem a presença de música, independente de como está o andamento, há um abalo na realização de todas as tarefas.
Isso fez com que todos os participantes tomassem decisões mais rápidas, porém, com menor precisão. Ainda de acordo com a pesquisa, o ritmo na música parece não influenciar, sendo ela rápida ou devagar.
Em alguns relatos, os participantes do estudo disseram que se sentiram mais animados quando ouviram alguma versão rápida ou lenta. Porém, isso não teve respostas mais rápidas.
Pela visão dos pesquisadores, a música não fez com que tivesse alguma mudança no processo de tomadas de decisões em si, onde diminuíram os números de dados em que os cérebros dos participantes teriam que tomar alguma decisão.
Recentemente, um outro estudo feito pela montadora Kia, no Reino Unido, que foi observado se a música causava alguma interferência no alcance dos carros elétricos.
Ou seja, se o motorista tivesse um desenvolvimento mais eficiente caso estivesse tocando alguma música no rádio. A partir dos dados coletados, Kia observou que a música clássica pode oferecer um alcance maior na hora de conduzir os carros elétricos.