Os veículos eletrificados podem ficar de 10% até 20% mais baratos para o comprador com a aprovação de uma nova proposta. Apresentado pelo senador Irajá, o Projeto de Lei n° 403, de 2022, tem potencial de abrir mais espaço para esse tipo de automóvel no mercado.
Leia mais: Na mira dos criminosos: veja a lista dos carros mais roubados em 2022
O texto prevê a isenção do Imposto sobre Importação para peças de veículos elétricos e híbridos fabricados no Brasil. Se aprovada, a medida terá validade até o final de 2025.
“Boa parte desses equipamentos são importados da Ásia e da Europa e seria salutar que nós pudéssemos criar, nos próximos três anos, é isso que propõe o projeto, a isenção do imposto de importação desses equipamentos. O impacto disso é da ordem de 35% do imposto que é cobrado sobre esses produtos comercializados aqui internamente”, disse o senador.
O tributo estava zerado desde 2016 com o objetivo de incentivar a compra de veículos movidos a energia limpa. Entretanto, a isenção deixou de existir no início deste ano, elevando ainda mais os preços de carros elétricos.
O modelo mais barato da categoria à venda no país atualmente é o recém-lançado Renault Kwid E-Tech, que sai por R$ 142.990 durante o período de pré-venda. Caso o imposto seja gerado, o preço pode cair para R$ 115 mil.
O PL aguarda análise da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Se aprovado, ele será encaminhado para a Câmara dos Deputados.