scorecardresearch ghost pixel



Por que o óleo usado em frituras não deve ser reaproveitado

Se o óleo apresentar espuma ou fumaça no momento da fritura, escurecimento e cheiro e sabor ruim é porque está na hora de jogar fora.



É bastante comum nos lares brasileiros reaproveitar o óleo usado em frituras para fazer outros alimentos fritos ou cozidos, porém essa prática não é apropriada e pode trazer problemas à saúde quando feita regularmente.

Veja também: 3 maneiras práticas de limpar a grelha da churrasqueira sem sufoco

Se você tem o hábito de reaproveitar o óleo usado na fritura de carnes, ovos ou batata-frita é bom ficar atento aos riscos que isso pode significar na qualidade das suas refeições.

Mesmo que você queira aproveitar pensando na economia que isso proporciona, já que o litro de óleo está muito caro, precisa saber que o alimento levado a altas temperaturas passa por processos químicos prejudiciais ao organismo. 

Por que o óleo usado em frituras não deve ser reaproveitado? 

Bem, talvez você esteja pensando, mas se eu aproveitar apenas uma vez não terá problema. Saiba que o óleo usado na preparação de alimentos, quando é submetido a altas temperaturas, começa a perder suas propriedades fenólicas que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios no organismo.

Mas o principal agravante de reutilizar o óleo usado em frituras para o cozimento de outros alimentos está no fato de que quando o óleo é aquecido há um aumento de acroleína, que é uma substância que pode provocar desde irritações no aparelho digestivo até doenças como o câncer.

É importante explicar, que esse processo de degradação do óleo, acontece até mesmo em óleos conhecidos por beneficiar a saúde, como por exemplo, o azeite de oliva ou óleo de peixe. De acordo com nutricionistas, não é recomendado reutilizar o óleo usado em frituras, porém se mesmo assim você decidir fazê-lo deve ser feito uma única vez. Ainda assim, orienta-se que a temperatura do óleo não exceda 180° C.

Outras recomendações importantes para reutilização do óleo em frituras

Cuidado com o armazenamento do óleo, evite misturar o óleo novo com óleo velho. Outro cuidado é manter guardado em um recipiente vedado e em um local escuro.

Jamais descarte o óleo na pia, existem locais apropriados para ser feito o descarte. Por fim, se perceber que seu óleo está com uma coloração diferente ou escurecida, não faça o uso.

Sinais de que o óleo deve ser substituído

Fique sempre atento aos aspectos do óleo, se apresentar espuma ou fumaça no momento da fritura, escurecimento e cheiro e sabor diferente no alimento, descarte mesmo que tenha tomado todos os cuidados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário