Desde o início da pandemia, a Caixa Econômica Federal tem criado contas no app Caixa Tem para os brasileiros. O aplicativo, além de funcionar como uma espécie de banco popular, pode servir para receber benefícios do governo. Por esse motivo, alguns golpistas estão se aproveitando para tentar roubar dinheiro dos brasileiros honestos.
Veja também: Segredos que todo posto de gasolina nunca revela
Golpes do Caixa Tem: descubra se você caiu
O pagamento extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já começou. A maior parte dos brasileiros vai receber os valores de até R$ 1 mil pelo app Caixa Tem. Isso motivou muitos criminosos a acessarem o app em nome de outros beneficiários. O objetivo é um só: roubar o dinheiro que será depositado na conta.
Muitas vítimas só se dão conta que caíram no golpe depois que acessam o aplicativo e encontram algumas dificuldades. Os bandidos cadastram o CPF do cidadão sem que ele saiba e fornecem alguns outros dados falsos, como e-mail, endereço e número de telefone.
Se você tentou acessar o Caixa Tem, mas não está conseguindo, pode ser que tenha caído em um golpe. Verifique se o e-mail que aparece cadastrado é o seu ou se trata de um endereço desconhecido. Aliás, a dica aqui é acessar o programa desde já para garantir que tudo está ok. Caso contrário, os golpistas podem conseguir transferir alguma quantia da conta para outros bancos.
Como se prevenir de golpes no Caixa Tem
A principal ação para se prevenir de golpes no Caixa Tem é o de atualizar seus dados e criar senhas diferentes. Caso alguma atividade suspeita seja notada, a Caixa deve ser informada e, se for o caso, procure orientação com as forças policiais.
Nunca acesse links desconhecidos que foram enviados por WhatsApp, SMS ou e-mail. Saiba que o depósito de até R$ 1 mil do FGTS será feito de forma automática dentro do app. Não preciso autorizar nenhuma ação ou fornecer algum tipo de dado.