Regras para aumentar a eficiência de aparelhos de ar-condicionado split de janela foram estabelecidas nesse mês de maio pelo Ministério de Minas e Energia. O objetivo é o de reduzir o consumo de energia tanto quanto possível. De acordo com o órgão em questão, cerca de 17% das residências brasileiras usam o aparelho.
Veja também: 8 dicas para economizar com o ar-condicionado ligado
As mudanças são válidas para a fabricação, importação e até a comercialização do equipamento, mas elas irão variar de acordo com a potência do aparelho. Os novos índices serão exigidos a partir de dezembro desse 2022, mas o plano é de avançar até o ano de 2027.
A expectativa do órgão é de que a eficiência do ar-condicionado disponível no mercado aumente cerca de 40% quando o período de adaptação chegar ao fim, em meados 2028.
A mais recente métrica passa a considerar a carga total e parcial, que é a que prevalece ao longo do ano. Sendo assim, torna-se bastante possível a comparação real de desempenho de aparelhos com diferentes tecnologias, uma vez que atualmente todos têm a classificação “A”, mascarando as diferenças em relação ao consumo de energia.
E como se não fosse o bastante, a metodologia que entrará em vigor passará a requerer mais testes do produto para que seja possível avaliar o desempenho sazonal do mesmo, além de que começará a utilizar uma quantidade de horas de uso mais condizente com a realidade dos consumidores no cálculo.
No critério usado anteriormente, era considerado que o ar-condicionado funcionava apenas por 30 horas por mês, mas agora passou a ser levado em conta uma média de 2.080 horas de uso por ano.
Vale destacar também que um estudo da Universidade Federal do ABC apontou que os novos parâmetros irão apresentar uma economia nas contas de luz de 12 bilhões até 2040. A quantidade, ainda segundo a pesquisa, é o praticamente suficiente para abastecer quase dois milhões de residências por ano.
Benefícios do ar-condicionado
Essa economia será muito benéfica para a população no geral, ainda mais levando em conta que o ar-condicionado é um equipamento que proporciona diversas vantagens, mas não é acessível a todos por causa do seu consumo.
Confira três razões para adquirir um aparelho em breve:
Purificação do ar
Esse é um equipamento capaz de purificar o ar, especialmente porque que a maioria deles está equipado com filtros HEPA e carvão ativado, o que significa que ajudam a manter o ambiente limpo por mais tempo, além de climatizar. Ele também é essencial para que pessoas com problemas respiratórios consigam respirar mais facilmente.
Sensação de bem-estar significativa
Sabemos que o Brasil conta com muitos dias de elevadas temperaturas, seja na época do verão ou não, especialmente na região Norte e Nordeste do país. Sendo assim, apenas um ar-condicionado pode proporcionar um maior conforto durante o dia a dia das pessoas, bem como noites de sono mais amenas e tranquilas.
Redução da desidratação corporal
Por último, mas não menos importante, vale destacar que o ar-condicionado é essencial para reduzir a desidratação corporal. Vai dizer que isso não faz grande diferença em dias de calor intenso?