Essa planta medicinal amplamente usada na culinária, principalmente para temperar feijão, molhos e carnes, têm uma eficácia para tratar incômodos digestivos, amenizar o estresse, diminuir sintomas de ansiedade e curar processos infecciosos.
Veja também: 11 alimentos fontes de vitaminas do complexo B e a importância desse grupo
Princípios ativos do chá de louro: benefícios que o chá de louro fornece
Na folha de louro são encontrados os principais compostos nutricionais eficazes para a boa saúde. A planta possui vitamina B9, conhecida também como ácido fólico, que contribui para o melhor transporte de oxigênio no sistema sanguíneo; possui também vitamina B6, que melhora o humor e o foco; e a vitamina C, que fortalece a imunidade.
Além disso, no louro encontramos sais minerais e antioxidantes. Esses nutrientes fazem com que o chá de louro seja eficaz para uso medicinal.
O uso medicinal pode favorecer a saúde em tratamento de problemas como enxaqueca, reumatismo, cólicas menstruais, problemas biliares, além do estresse e ansiedade, conforme mencionado anteriormente.
Outra contribuição da planta são os efeitos positivos no equilíbrio das taxas de açúcar no sangue, o que consequentemente produz bons efeitos para evitar o diabetes.
Ademais, o chá tem ação diurética que estimula uma maior produção de urina, eliminando mais toxinas que fazem mal para saúde.
Mas sua fama é devido aos benefícios relacionados ao estômago. Quem alguma vez, não recorreu ao chá para curar a má digestão? Isso ocorre porque no louro existem compostos orgânicos que produzem enzimas que agem amenizando os incômodos gastrointestinais, além de diminuir o inchaço e gases.
Apesar de todos esses benefícios, o recomendado é seguir a orientação médica, pois nem todas as pessoas devem fazer uso do chá. Ele é contraindicado para gestantes e lactantes. Além disso, tomar chá de louro demais pode provocar sonolência e causar o efeito inverso de seus benefícios.