scorecardresearch ghost pixel



11 alimentos fontes de vitaminas do complexo B e a importância desse grupo

Vitaminas do complexo B são essenciais para fornecer energia às células e prevenir doenças.



Todos nós precisamos estar com estoques de nutrientes em boa medida, pois do contrário, nosso organismo não é capaz de desempenhar suas funções mais básicas com qualidade. A alimentação exerce o papel de fornecer vitaminas, sais minerais, fibras insolúveis e outros elementos que agem como combustível para o nosso organismo.

Veja também: Evite ESTES alimentos no café da manhã se você quer emagrecer

Através das escolhas dos grupos alimentares que consumimos diariamente é que vai fazer com que tenhamos mais saúde em médio e longo prazo. Diante disso, consumir alimentos que fazem parte do grupo de nutrientes chamado complexo B nos abastecem de energia, cumprindo um papel importante para o bom funcionamento do intestino, para evitar problemas de anemia, além de ser benéfico para a saúde da pele e para o sistema nervoso central.

As vitaminas que fazem parte do conjunto B, são B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12.

11 alimentos fontes de vitaminas do complexo B

Podemos encontrar essas vitaminas nos seguintes alimentos:

  • Leite
  • Banana
  • Ovos
  • Farelo de aveia
  • Fígado
  • Batata
  • Abacate
  • Feijão
  • Espinafre
  • Farelo de trigo
  • Salmão

Agora entenda os benefícios dessas vitaminas:

Vitamina B1: mantém as taxas sanguíneas equilibradas e fornece energia celular, principalmente aos neurônios que precisam de fontes energéticas mais elevadas. Podemos encontrar no farelo de aveia e cereais.

Vitamina B2: previne a anemia, catarata, e outras doenças. Seu consumo fortalece o sistema imunológico e as defesas do organismo. As gorduras, proteínas e carboidratos ingeridos precisam desse nutriente para serem metabolizados. São encontrados em vários alimentos como leite, ovos, nozes etc.

Vitamina B3: garante o bom funcionamento do sistema nervoso central e das atividades neurais. Previne doenças como demência, Alzheimer e Parkinson. Contribui para diminuir as taxas de colesterol e triglicérides. Pode ser encontrada em alimentos como carnes, legumes e cereais.

Vitamina B5: Exerce função na produção de hormônios e neurotransmissores. Sua deficiência pode causar várias desordens metabólicas e energéticas. Encontramos a vitamina B5 em carnes, cereais e brócolis.

Vitamina B6: tem importante função na imunidade e na síntese de ácido fólico e de neurotransmissores como a dopamina e serotonina. A baixa dessa vitamina pode causar irritabilidade e falhas no sistema cognitivo. Alimentos como nozes, batatas, carnes e peixes são boas fontes de vitamina B6.

Vitamina B9: ou ácido fólico ajudam no fortalecimento das células que realizam o transporte de oxigênio pelo sangue, além de prevenir a anemia. Pode ser encontrada em ovos, frutas cítricas e carnes.

Vitamina B12: é fundamental para cognição, memória, enfim contribui para todo o sistema nervoso. Encontramos em alimentos como leite, ovos, ostras, carne de porco etc.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário