Famílias em situação de vulnerabilidade que precisam de apoio financeiro para alugar uma casa podem se inscrever no programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social. A iniciativa do governo de Goiás está com inscrições abertas, por tempo indeterminado, em diversas cidades do estado.
Leia mais: O que é o projeto que permite bancos tomarem a casa de famílias?
Cada aprovado tem direito a um auxílio mensal no valor de R$ 350 para alugar um imóvel, repassado pelo período de 18 meses.
Cerca de 40 mil famílias são atendidas pelo programa atualmente. Além 49 dos municípios que já faziam parte da iniciativa, agora também há vagas em Caldas Novas, Morrinhos, Porangatu e Quirinópolis, totalizando 53 cidades contempladas.
Requisitos
Para participar, o interessado deve fazer parte de uma família em vulnerabilidade socioeconômica. O programa também atende estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e beneficiários do Programa Universitário do Bem (ProBem).
Existem alguns critérios gerais e específicos que precisam ser atendidos antes de realizar a inscrição. Confira os gerais:
- Ter inscrição no CadÚnico no município do aluguel;
- Ser maior de 18 anos ou emancipado;
- Ter domicílio em município do aluguel de no mínimo três anos.
Como se inscrever?
As inscrições devem ser realizadas no site da Agehab (gência Goiana de Habitação), mediante preenchimento do formulário disponível no portal. Depois de enviar os documentos solicitados pela internet, o cidadão será convocado para entregar a documentação presencialmente.
Se todas as informações os estiverem corretas, o nome do aprovado será divulgado uma lista de convocação para entrega do cartão do benefício. Após o recebimento, o cadastro é atualizado em até 10 dias.
Não é possível sacar o valor em espécie. O beneficiário deve baixar o aplicativo Pra Ter Onde Morar e transferir o valor para o dono do imóvel. O prazo para envio o contrato de aluguel preenchido é de até 60 dias, a contar da data de recebimento do cartão.