Cuidado: 5 sinais de que seu celular está sendo espionado

Conheça algumas formas de identificar se seu aparelho está sendo vigiado por terceiros e saiba como se proteger dessas ameaças.



Engana-se quem acha que os aplicativos espiões afetam apenas a segurança dos dados pessoais ou financeiros do usuário. Eles também podem ser uma ameaça à integridade física do dono do aparelho.

Isso acontece porque um simples malware é capaz de rastrear a localização de uma pessoa, gravar chamadas de voz, monitorar atividades que acontecem no smartphone, além de possibilitar a leitura de mensagens trocadas.

Leia mais: Promoção Nubank para o Dia dos Namorados paga PIX de R$ 50?

Aqueles que adotam essas práticas de espionagem são chamados de “stalkerwares” ou “spousewares”. Os termos se referem às pessoas próximas às vítimas, que costumam instalar aplicativos maliciosos para controlar de perto os passos dos seus parceiros. Antes de tudo, apesar de parecer inofensiva nesse sentido, tal prática é considerada crime.

O perigo que mora o lado

A instalação desses spywares geralmente exigem o acesso físico do aparelho celular. Portanto, normalmente, as pessoas próximas ao indivíduo espionado podem ter facilmente o acesso ao login e senha do dispositivo, aumentando ainda mais as chances da invasão de privacidade.

Um estudo feito pela empresa especializada em segurança digital, a Kaspersky, mostra que dentre os motivos usados para a espionagem de um aparelho celular, destacam-se: suspeita de infidelidade, preocupação com a segurança do parceiro e suspeita de atividade criminosa.

Importante lembrar que a instalação de apps com malwares e spywares também pode acontecer ao baixar um aplicativo em lojas virtuais, como a Play Store e App Store.

Como descobrir se o seu celular está com um aplicativo espião

Apesar de ser difícil identificar um aplicativo espião logo de imediato, existem sinais que mostram uma movimentação estranha e pouco usual no software do aparelho. Confira:

  1. O telefone está esquentando muito e a bateria descarregando depressa de forma repentina;
  2. Alertas e notificações recebidas estão se abrindo de forma automática, sem que você tenha dado algum comando;
  3. O consumo de dados móveis aumenta, pois o aplicativo espião requer uso da internet;
  4. Em caso de mensagens enviadas e ligações feitas que você não reconhece;
  5. Se a opção de permitir a instalação de apps de fontes externas (APK) estiver habilitada, e você não conseguir desativá-la, é possível que um software espião esteja operando de outro dispositivo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário