scorecardresearch ghost pixel



Não caia em golpes no WhatsApp! Veja as dicas

Aprenda a evitar cair em golpes no WhatsApp. Confira algumas dicas que vão te ajudar a navegar com mais segurança dentro do mensageiro verdinho.



O WhatsApp tem anunciado constantes novidades a fim de enfatizar e oferecer segurança aos seus usuários. Contudo, os criminosos também não descansam e buscam saídas novas para cometer golpes no WhatsApp. Em datas comemorativas, por exemplo, os truques maliciosos tendem a aumentar.

Veja também: O que se sabe sobre as novas Comunidades do WhatsApp?

Evite cair em golpes no WhatsApp

Um golpe comum que se dá através de conversas pelo aplicativo por meio de links. O estelionatário se passa por alguma empresa e encaminha um link de acesso à vítima. Ao clicar e preencher os termos necessários, dados do usuário são roubados.

Os links falsos geralmente oferecem algum tipo de promoção e exigem validações de segurança. Por meio dessas supostas validações, a vítima fornece dados de acesso como senhas, por exemplo.

Além de senhas, logins e informações pessoais sigilosas, os cibercriminosos conseguem acessar os contatos do usuário. Em alguns casos, é possível invadir e se apropriar da conta do WhatsApp, inclusive.

O que fazer ao cair em golpes no WhatsApp

Caso isso tenha acontecido ou, porventura, venha a acontecer, é preciso informar à plataforma. O usuário deve solicitar a recuperação do perfil junto ao próprio WhatsApp. Aliás, isso vale para quaisquer golpes no WhatsApp.

Segundo informações na página oficial do aplicativo, a vítima deve entrar em contato por telefone. Depois deve confirmar um código de segurança recebido por SMS. Assim, o golpista será automaticamente desconectado da ferramenta.

Vale destacar que é recomendável ao usuário criar um código de segurança de duas etapas. Caso não tenha feito e o cibercriminoso decida realizar, a recuperação será mais demorada. Nesse caso, é preciso aguardar sete dias para acessar a conta sem o código de duas etapas.

 

Entretanto, da mesma forma, o WhatsApp desconectará o usuário mal-intencionado. Isso ocorre sempre após o dono do perfil informar o código recebido por SMS.

Como saber se está tentando aplicar golpes em você

Uma dica para identificar se existe algum invasor na sua rede é conectar-se ao WhatsApp Web. Na verdade, basta apenas tentar se conectar.

Abra as opções do aplicativo e clique em WhatsApp Web. Se houver outra pessoa conectada, será possível conferir a própria na tela.

Outra dica é manter seu app sempre atualizado e utilizar a confirmação em duas etapas, como exposto antes. Aliás, vale utilizar-se de todos os mecanismos de segurança que estiverem disponíveis.

Vá à área de configurações/ajustes no aplicativo. Depois em acessar a conta – confirmação em duas etapas – ativar o serviço. Após o procedimento será preciso criar uma senha (PIN) de seis dígitos e fornecer um e-mail de confirmação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário