scorecardresearch ghost pixel



Novas leis de trânsito: Confira o que mudou nas regras de punição da CNH

Confira algumas regras e alterações no Código de Trânsito Brasileiro que podem gerar multas e punições aos condutores desatentos.



Há mais de um ano, em abril de 2021, era implementada a Lei nº 14.071/2020, também chamada de “nova lei de trânsito“. As novidades trazidas com ela impactaram diretamente a vida dos motoristas, que precisam estar atentos às mudanças para evitar multas ou até mesmo a perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Conheça algumas delas a seguir!

Leia mais: INSS: aposentados vão receber até R$ 72 mil em atrasados no mês de julho

Limite de pontos

A nova lei de trânsito possibilitou aos motoristas um aumento no limite das pontuações. Até então, a soma máxima a ser atingida em 12 meses era de 20 pontos, o que gerava a suspensão da CNH. Agora, as regras em vigor estipulam o seguinte:

  • Condutores que não cometerem nenhuma infração de natureza gravíssima em 12 meses: limite de 40 pontos;
  • Condutores que cometerem uma infração de natureza gravíssima em 12 meses: limite de 30 pontos;
  • Condutores que cometerem 2 ou mais infrações gravíssimas em 12 meses: limite de 20 pontos.

Aumento no prazo de validade da CNH

Outra mudança que favoreceu os motoristas foi o aumento no prazo de validade da CNH. Até então, a habilitação valia até 5 anos. Agora, esse prazo dobrou e pode chegar a 10 anos.

No caso de motoristas com idade abaixo dos 50 anos, a renovação da CNH deve ser feita a cada 10 anos. Já em relação aos condutores com mais de 50 anos e menos de 70, o prazo é a cada 5 anos. Por último, os condutores com mais de 70 anos devem renovar a careira a cada 3 anos.

Transporte de crianças

De acordo com as diretrizes do novo Código de Trânsito Brasileiro, crianças menores de 10 anos que não tenham atingido a estatua de 1,45 m (um metro e quarenta e cinco centímetros) devem ser transportadas no banco traseiro e com o devido equipamento de retenção acoplado, conforme o peso, idade e altura.

Além disso, o transporte de crianças menores de 10 anos em motocicletas, ou aquelas que não tenham condições de cuidar da própria segurança  passou a ser proibido. Até então, a legislação anterior permitia o transporte de menores a partir dos 7 anos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário