O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalizou na última terça-feira, 7, os pagamentos da segunda parcela do 13º salário de aposentados, pensionistas e segurados de outros auxílios. Os repasses foram antecipados pelo terceiro ano consecutivo em 2022.
Leia mais: INSS: calendário de aposentadorias e pensões de junho é divulgado; Veja quem recebe
Isso significa que não há novos pagamentos previstos para este ano, como excessão de um grupo. Aqueles que começaram a receber os benefícios a partir de maio terão acesso ao abono natalino depositado em cota única, a partir de novembro.
Fora isso, todos os cerca de 31 milhões de beneficiários do INSS já estão com o dinheiro na conta. Mais da metade deles, aproximadamente 60%, ganham um salário mínimo por mês.
O 13º salário é um direito dos segurados de aposentadoria (todos os tipos), pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-doença e auxílio-reclusão. Programas assistenciais, como o BPC e a Renda Vitalícia, não dão direito ao abono.
Parcelas do 13º do INSS
Em geral, os pagamentos do abono são realizados entre os meses de agosto e novembro, em duas parcelas. Nos últimos anos, o governo federal alterou as datas para as competências de abril e maio com o objetivo de injetar mais dinheiro na economia.
A primeira parcela corresponde a 50% da renda a ser paga pelo INSS naquele mês, sem nenhum desconto. Já a segunda pode registrar descontos, como Imposto de Renda e consignados.
Consultas
O extrato de pagamentos do INSS pode ser consultado pelo telefone, na central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O serviço também está disponível no site e aplicativo Meu INSS (Android e iOS).