scorecardresearch ghost pixel



Imposto de Renda 2022: MEI tem até final de junho para declarar

Microempreendedor Individual (MEI) precisa fazer a declaração do Imposto de Renda em 2022? Entenda como funciona e por que o prazo vai até o final de junho deste ano.



Afinal de contas, quem tem registro de microempreendedor individual (MEI) é obrigado a fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) em 2022? Responder a essa questão pode parecer bem simples para alguns, mas ela exige um entendimento um pouco mais aprofundado. Entenda se o MEI precisa declarar Imposto de Renda.

Veja também: Aprenda a criar uma assinatura digital pelo Portal Gov.br

Vale destacar que o número de pessoas cadastradas como MEI aumentou consideravelmente nos últimos anos. Por conta da pandemia, muitos trabalhadores precisaram se tornar autônomos e acabaram se registrando no sistema para saírem da informalidade.

Contudo, o processo feito às pressas acabou gerando várias dúvidas nos novos empresários individuais brasileiros.

Entenda se o MEI precisa declarar imposto?

A resposta mais curta e simples seria não, entretanto é preciso efetuar a declaração comum de IR anual destinada à Pessoa Física. O procedimento é igual ao mesmo que já ocorria anteriormente. Porém, enquanto Pessoa Jurídica (CNPJ), é necessário efetuar a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN SIMEI).

Vale destacar que qualquer pessoa inscrita no Portal do Empreendedor, que esteja classificada como MEI, deve realizar o DSN SIMEI, conforme destacado anteriormente.

Para ter mais informações, vale a pena conferir o Portal da Receita Federal e não deixar para regularizar sua situação antes da data limite de declarações.

MEI pode declarar imposto até o final de junho

Confira como fazer a declaração:

1 – Acesse o programa DASN-SIMEI por meio do Portal do Simples Nacional ou pelo app MEI, disponível para download no Google Play e na App Store;

2 – O contribuinte deve entrar no menu SIMEI – Serviços > Cálculo e Declaração > DASN-SIMEI – Declaração Anual para o MEI. No app MEI, o contribuinte deve clicar no menu “Fazer a declaração”;

3 – Informe o seu número de CNPJ;

4 – Informe Ano Calendário (2021);

5 – No campo “Valor da Receita Bruta Total”, informe o valor total do seu faturamento no ano passado;

6 – Informe a receita bruta total específica com essas ocupações;

7 – Se teve empregado durante o ano passado, clique em Sim. Se não teve, clique em Não.




Voltar ao topo

Deixe um comentário