Por mais que muitos pais ainda falem sobre o quanto uma faculdade é necessária e importante nos dias de hoje, a verdade é que com o avanço da internet e da tecnologia, tem sido totalmente possível ter um bom emprego que te dê um bom salário e que não exige uma graduação.
Veja também: Teste e descubra quais profissões combinam com a sua personalidade
Além disso, é válido ressaltar que há bons empregos, onde a necessidade de graduação é inexistente, nas mais diversas áreas. Acredite ou não, mas elas estão nas áreas tecnológicas e até nas artesanais. O fato é que há profissões desse tipo no mercado que atendem as mais diversas necessidades, mas ainda assim um diploma é desnecessário.
Caso tenha ficado interessado em conhecer um pouco mais sobre elas, continue lendo e veja abaixo alguns desses trabalhos nos quais você, que não se identifica com o ensino superior, pode começar a investir.
3 profissões que podem ser exercidas sem curso superior
Antes de falarmos sobre as profissões, precisamos ressaltar que não estamos diminuindo ou excluindo a importância das faculdades e dos cursos superiores na vida de uma pessoa.
Estamos apenas pontuando que há, sim, muitas profissões boas e que rendem um bom dinheiro que podem ser exercidas apenas a partir do exercício de algum talento nato ou aperfeiçoamento da habilidade em questão.
Confira agora quais são algumas dessas profissões e veja se alguma delas é interessante para você.
Fotógrafo
A profissão de fotógrafo é uma das que estão um tanto quanto em alta hoje em dia, especialmente porque muitas pessoas que já têm o dom de tirar fotos, estão o explorando como uma forma de ganhar a vida.
Isso porque, afinal de contas, há uma diversidade de cursos que podem ajudar um fotógrafo a se aperfeiçoar em diversas áreas específicas de fotografia como, por exemplo, a de e-commerce.
Isso é algo que está sendo muito procurado atualmente.
Redator web
Você escreve bem e gosta de se aprofundar em diversos assuntos diferentes? Então a profissão de redator web com certeza é para você! Não é necessário tanto para isso, basta que você tenha um curso de revisão ou de produção de conteúdo, além de realmente desenvoltura para discorrer sobre temas diversos.
O segundo passo para entrar para a profissão é arrumar trabalhos por meio das plataformas e grupos onde há pessoas que contratam o serviço de redatores freelancer. O trabalho é feito totalmente em home office. Além disso, você pode conseguir um rendimento que ultrapasse a margem dos R$ 3 mil ao mês, a depender do seu ritmo e da clientela.
Desenvolvedor de aplicativos
Por fim, para aqueles que são fãs de tecnologia e tudo mais que envolve o mundo digital, a profissão de desenvolvedor de aplicativo é um prato cheio (e muito rentável mesmo).
Para trabalhar nessa área é necessário um conhecimento mais especifico. Java ou Kotlin pode ser o suficiente para começar, pois assim você pode optar por criar um aplicativo do zero e trabalhar por conta própria, mas também para alguma empresa que contrate esse tipo de serviço.
O salário de um desenvolvedor de aplicativos, em média, está em torno de R$ 3.500.